Publicado em: 22 de setembro de 2019
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), com apoio da Conde e da Embasa.
Foi comemorado neste sábado (21), em Feira de Santana, o Dia da Árvore. A data foi marcada por um passeio ecológico e plantio de árvores na praça da Lagoa Grande, no bairro Caseb. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman), com apoio da Conder e da Embasa.
Participaram da ação da prefeitura, os estudantes da Escola Municipal Helena Assis Suzart, que receberam orientações e plantaram árvores como aroeira, oliveira e nogueira. A estudante Juliane Bispo dos Santos, de 9 anos, foi a primeira a plantar uma árvore na praça.
Foi muito bom e sempre eu vou vir aqui pra olhar minha planta. Eu sempre venho aqui brincar e lá no colégio eu cuido bem das árvores, afirmou a garotinha.
Estudante do 5º ano do ensino fundamental I, Janaina Machado também gostou da iniciativa da secretaria. O nosso planeta está precisando de ajuda. Eu já plantei pé de feijão, pé de abóbora, pé de melancia, já nasceram e eu colhi. A nossa professora fala muito sobre isso, que não devemos jogar lixo no chão.
A diretora da escola, professora Tânia dos Santos, destacou a importância do trabalho de conscientização para os estudantes.
É um trabalho importante porque a gente traz as crianças pra vivenciarem na prática o que a gente ensina em sala de aula, os conteúdos sobre a preservação do meio ambiente, de cuidar, preservar, catar lixo, então trouxe os estudantes pra eles observarem e aprenderem a plantar uma árvore e saber que eles moram na comunidade e daqui a um tempo eles vão passar e vão ver, informou.
A assistente social da Embasa, Dayane Silva, ressaltou que é com muita felicidade que a Embasa participa desses momentos. As crianças são as nossas melhores multiplicadoras de informação.
O chefe de educação ambiental da prefeitura, João Dias, informou que foi feito o plantio de árvores durante toda a semana.
No Brasil se comemora a Semana Nacional da Árvore e hoje foi o clímax. Então nós em parceria com a Embasa, a Conder e a Igreja Católica, viemos aqui realizar esse plantio no entorno da Lagoa Grande com as crianças, que vão cuidar do planeta. Estamos felizes porque foi possível para o município plantar uma enorme quantidade de árvores durante a semana e também o pessoal do governo do estado tem plantado cerca de 600 mudas, disse.
Ele disse também que hoje foram plantados três tipos de árvores medicinais, que foram o Ipê, a Aroeira e a Nogueira. Além disso, plantamos Oiti e Sibipirona. As árvores diminuem a velocidade do vento, controlam a erosão, melhoram a qualidade de água, retiram os gases da atmosfera, proporcionam que os animais e seres humanos possam viver melhor.
Por Acorda Cidade