Publicado em: 21 de outubro de 2019
As eleições presidenciais da Bolívia serão definidas no segundo turno entre o presidente Evo Morales e o ex-chefe de Estado Carlos Mesa, segundo os resultados preliminares das votação divulgadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) do país.
Morales acumulou 45,71% dos votos válidos, contra 37,84% de Mesa, segundo o primeiro cálculo preliminar declarado pela presidenta do TSE, María Eugenia Choque.
Para vencer a eleição no primeiro turno, Morales precisava obter 50% mais um dos votos, ou pelo menos 40% dos votos com dez pontos percentuais de diferença sobre o segundo candidato, de acordo com a lei boliviana.
Em um terceiro lugar, surpreendendo as expectativas, está o coreano-boliviano Chi Hyun Chung, pastor evangélico do Partido Democrata Cristão, com 8,74% dos votos. Dessa forma, o senador de direita, Óscar Ortiz, ficou em quarto lugar, com 4,32% dos votos.
Os outros cinco candidatos tinham, cada um, menos do que o limite de 3% necessário para que seus partidos mantivessem seu status legal.
Por Pátria Latina