Publicado em: 29 de dezembro de 2017
O sucesso alcançado pelo Cuca também é creditado à dedicação dos servidores das diversas coordenações de área, que trabalharam nos projetos pedagógicos das respectivas oficinas. O resultado foi a oferta de novos cursos e turmas, aumentando significativamente, com qualidade, o número de alunos matriculados, “atendendo assim a um anseio da comunidade por novas propostas e vagas”, salientou Rosa Eugênia.
O Museu Regional de Arte (MRA), por sua vez, esteve voltado à democratização da arte, desenvolvendo projetos de acessibilidade ao espaço e ao acervo. Uma das principais novidades foi a criação do ‘Arte para Crianças no Museu’, voltado para o público na faixa dos 4 aos 6 anos.
A Galeria de Arte Carlo Barbosa, continuou com a gestão do espaço de forma democrática e efetiva. Diversas atividades foram realizadas pelos alunos, conforme observa Rosa Eugênia, “numa alegre demonstração do aprendizado e desenvolvimento, referendando assim o principal objetivo do Cuca, de promover formação artística à comunidade, através de oficinas e projetos de sensibilização.
Em 2017 o Cuca realizou duas mostras didáticas que saíram do espaço fechado e tomou os jardins e corredores, com 340 alunos envolvidos e um público de 650 pessoas; aula pública e espetáculos de dança no Auditório Central da Uefs, com 1.031 alunos (Cuca/Allegro) envolvidos e um público de 6.700 convidados; 52 espetáculos com 70 apresentações, 1.062 alunos e mais de 6 mil espectadores, arrecadando 2.861 quilos de alimentos e que foram distribuídos em dez instituições; 11 eventos musicais com 222 alunos cantando e tocando, e que também arrecadou 200 quilos de alimentos que foram entregues na Associação Feirense de Assistência Social (Afas).
A diretora do Cuca Rosa Eugênia Vilas Boas chama a atenção para as metas de 2018. “Os desafios continuam, sendo o principal deles, permanecer ofertando com qualidade as oficinas, ante uma perspectiva de ampliar o número de vagas, expandindo o acesso da comunidade às atividades de formação”.