Bahia, 18 de novembro de 2024 às 14:51 - Escolha o idioma:

E a Covid tempera o jogo político em Feira. Tem até pré-candidato internado


Publicado em: 17 de julho de 2020


 

Feira tem TV e rádio, que terão peso forte numa campanha sem corpo a corpo

 

Sempre pontuando entre os três ou quatro primeiros nas pesquisas para prefeito de Feira de Santana, o deputado Targino Machado (DEM) refuta a tese de que a campanha lá na Princesa do Sertão tende a se afunilar entre o prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado Zé Neto (PT).

— Eu estou aí, sou um nome do DEM. E não aceito apoiar Colbert. E ponto.

Targino, que também nunca cogitou apoiar Zé Neto, admite uma terceira via, que seria o ex-deputado Carlos Geilson (Podemos). O cenário atual é desalentador para o projeto: Targino está recluso em sua fazenda em São Gonçalo dos Campos, e Geilson, internado em Salvador, com Covid.

Tudo light

É claro que a Covid melou o jogo eleitoral de 2020, mas também cada lugar tem sua alma, algumas atribuladas, como o entra e sai de prefeitos em Jequié e Candeias, outras light, como Feira de Santana, a Princesa do Sertão.

A questão: a terceira via dribla o corona e retoma o protagonismo ou o jogo será mesmo entre Colbert e Zé Neto? Feira tem TV e rádio, que terão peso forte numa campanha sem corpo a corpo. Aposta-se que isso terá peso decisivo. Pode ser. A questão é: para quem?

Colbert é prefeito, e vai continuar ‘prefeitando’ em nome do combate à Covid; Zé Neto vem com o lastro de já ter sido candidato cinco vezes; e tem uma terceira via que quer crescer xingando os dois. Dá um bom caldo.

Levi Vasconcelos

Levi Vasconcelos é jornalista político, diretor de jornalismo do Bahia.ba e colunista de A Tarde.