Publicado em: 12 de março de 2018
Com curadoria artística e regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto apresenta um repertório de alto nível sinfônico, com interpretações da ‘Sinfonia n° 5’, do compositor checo Gustav Mahler (1860-1911) e do ‘Concerto para Violino em Ré Maior’, do compositor austríaco Erich Korngold (1897-1957). Esta tem a participação especial do violinista Carmelo de Los Santos como solista convidado.
De acordo com a maestro Carlos Prazeres, com a escolha da Sinfonia n° 5 de Mahler, a Osba inicia oficialmente a sua temporada artística de 2018 com o pé direito. Lembrado por conectar a música do século 19 ao período moderno, as sinfonias de Mahler são um desafio a ser conquistado por grandes orquestras do mundo A presença de uma obra sua no repertório da Sinfônica da Bahia é muito simbólica, pois representa a consolidação dessa sua nova fase desde sua publicização, em abril de 2017, com a contratação de novos músicos e com sua programação artística intensificada.
Solista
O violinista Carmelo de Los Santos ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do importante concurso brasileiro de música erudita, o ‘VII Prêmio Eldorado de Música. Já se apresentou em mais de 40 orquestras pelo mundo e trabalhou com renomados maestros como Michael Tilson Thomas e Alejandro Posada, tendo, em 2002, realizado sua estreia na cidade de Nova York, como solista e regente, no prestigiado Weill Recital Hall, do Carnegie Hall.
Fonte: Ascom/Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba)