Bahia, 29 de novembro de 2024 às 12:50 - Escolha o idioma:

Alemanha libera a entrada de brasileiros vacinados


- Crédito da Foto:  iStock/VEJA - Publicado em: 23 de agosto de 2021


A Alemanha decidiu liberar a entrada de brasileiros vacinados em seu território a partir de domingo (22). De acordo com o portal de notícias Uol, a mudança nas regras veio após a revisão do status do Brasil, pelo governo alemão e pelo Robert Koch Institute. Segundo a avaliação, o país da América do Sul mais afetado pela pandemia de Covid-19 deixou de ser classificado como zona com variantes do vírus para se qualificar como zona de alto risco.

Isso significa, na prática, que turistas imunizados com vacinas aprovadas pela agência reguladora alemã para medicamentos, denominada Paul-Ehrlich-Instituts (PEI), poderão voltar ao país. Conforme o Uol, a entrada será permitida aos cidadãos brasileiros que tomaram os antígenos da Janssen, Moderna, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca/Oxford (incluindo a Covishield, versão indiana do imunizante britânico).

As representações da República Federal da Alemanha no Brasil informaram que uma ampliação “abrangendo outras vacinas com um padrão comparável de proteção está prevista assim que os testes necessários forem concluídos”.

Para ser reconhecido como totalmente vacinado, o turista precisa ter recebido sua a dose de um dos fármacos há pelo menos 14 dias. A partir de então, diz o Uol, ele poderá realizar o registro digital de entrada, por meio do preenchimento de um formulário e questionário digital, a ser feito antes do embarque.

Uma vez em solo alemão, o brasileiro deverá apresentar à Polícia Federal ou às autoridades de controle da fronteira o Certificado COVID Digital UE ou comprovante similar de vacinação (digital ou em papel), escrito em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol. O documento deverá conter:

  • Dados pessoais do vacinado, como sobrenome, nome e data de nascimento;
  • Data da vacinação e número de doses aplicadas;
  • Nome da vacina aplicada;
  • Nome da doença alvo da vacina;
  • Indicadores da pessoa ou instituição responsável pela realização da vacinação ou pela emissão do certificado, por exemplo, um símbolo oficial ou o nome do emissor.
  • Caso o viajante já tenha contraído Covid-19, ele poderá ser considerado totalmente vacinado com apenas uma dose, mas precisará, também, apresentar um teste PCR positivo antigo como prova de que teve a doença. Todos os comprovantes devem estar em alemão, francês, italiano ou espanhol, sejam impressos ou digitais.

Ainda de acordo com o Uol, menores de 12 anos ainda não vacinados podem entrar na Alemanha acompanhada de pelo menos um dos pais, que deve estar totalmente imunizado e se apresentarem um PCR ou teste de antígeno negativo, segundo a diplomacia alemã. No caso de filhos menores de 6 anos, não é necessário apresentar testes.

Alemanha

Terceiro país com o maior número de vencedores de prêmios Nobel, a Alemanha, definitivamente, é reconhecida pela excelência em educação e pesquisa, sendo um destino muito atraente para estudantes estrangeiros. O país é destaque nas mais diversas áreas, passando pelas ciências, artes e filosofia. Para cursos de graduação, geralmente é necessário ter proficiência em alemão, mas há muitas opções de pós-graduação em inglês.

As informações para estudantes internacionais são abundantes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico é a maior organização de mobilidade científica do mundo. No site da instituição dá para encontrar informações sobre como dar início aos seus estudos no país, e, inclusive, consultar em que língua são dados os cursos. Ainda não fala alemão? Que tal dar seus primeiros passos pelo país com um intercâmbio linguístico?

Além da educação de qualidade, o desenvolvimento econômico alemão é descentralizado e várias de suas cidades podem ser uma opção para quem deseja ter experiência profissional no país. Muitas instituições de ensino trabalham em conjunto com empresas, para que a experiência acadêmica seja alinhada à prática. Frankfurt é o centro financeiro do país. Já Munique e Stuttgart são referências absolutas na indústria automotiva, com sedes de empresas como BMW, Porsche e Mercedes-Benz. A capital Berlim, recheada de história e centro de várias culturas, tem se tornado cada vez mais um centro de startups.

Como se não bastasse o grande conjunto de oportunidades para estudantes, a Alemanha também é um país maravilhoso, cenário das mais variadas paisagens. Rochedos, desfiladeiros, os mais de dois mil castelos espalhados pelo seu território, os Alpes da Baviera, as florestas da Saxônia… é preciso se organizar para aproveitar o tempo por lá e desbravar toda a nação. O sistema de transporte, a propósito, vai ser um excelente aliado nessa empreitada: a maior estação de trem da Europa está em Berlim!