Bahia, 28 de novembro de 2024 às 23:57 - Escolha o idioma:

Ucrânia descarta ofensiva contra separatistas e diz que Rússia tem 150 mil militares na fronteira


Publicado em: 18 de fevereiro de 2022


‘Não temos a intenção de executar nenhuma ofensiva contra estes territórios’, disse o ministro de Defesa da Ucrânia no Parlamento do país.

 

 

A Ucrânia não tem a intenção de executar ofensivas contra os territórios separatistas do leste do país ou da península anexada da Crimeia, afirmou na sexta-feira (18) o ministro ucraniano da Defesa.

“Reforçamos nossa defesa, mas não temos a intenção de executar nenhuma ofensiva contra estes territórios”, disse o ministro Oleksiy Reznikov no Parlamento.

Reznikov também afirmou que a Rússia tem 149 mil soldados mobilizados nas regiões próximas da fronteira entre os dois países, entre forças terrestres (129 mil), navais e aéreas.

Soldado ucraniano perto de uma escola infantil atingida por bomba, em 18 de fevereiro de 2022 — Foto: Aris Messinis/AFP

Tiros e explosões em áreas da Ucrânia ocupadas por separatistas pró-Rússia elevaram mais uma vez as tensões

O ministro insistiu que a Ucrânia não dará ao governo russo uma razão para atacar seu território. “Nossa missão é não fazer nenhuma das coisas que os russos estão tentando nos provocar a fazer”, disse.

“Temos que detê-los, mas manter o sangue frio”, afirmou o ministro, no momento em que os países ocidentais temem que a Rússia use uma escalada da violência como pretexto para invadir a Ucrânia.

Por France Presse