Bahia, 28 de novembro de 2024 às 23:45 - Escolha o idioma:

Eleições 2022: A reta final do troca-troca partidário


Publicado em: 2 de abril de 2022


Políticos precisam definir por qual legenda vão concorrer neste ano ATÉ O FIM DESTA SEMANA; acompanhe aqui os bastidores e as movimentações.

 Moro se encontra com Tebet e  leite                                                                                                                                 

Sergio Moro disse no Twitter no sábado (2) que se encontrou com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e também com Eduardo Leite, que deixou o governo do Rio Grande do Sul para se candidatar nas eleições. Esses encontros ocorrem um dia após a mudança do ex-ministro para o União Brasil.

Moro e Simone Tebet (Foto: Reprodução/Twitter)

“Conversamos sobre a união do centro”, disse Moro sobre o encontro com Tebet. Na avaliação de lideranças do MDB, a senadora pode acabar ocupando o espaço de candidatura da terceira via por ter baixa rejeição e ser a única mulher na disputa presidencial.

Moro e Leite

Sobre o encontro com Leite, Moro disse que conversou “sobre o momento politico do país e sobre a necessidade de união do centro que está sendo liderada no União Brasil por Luciano Bivar”. Leite tenta ser o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, mesmo derrotado nas prévias do partido, em novembro passado, para João Doria.

Datena passa a integrar o PSC

O apresentador José Luís Datena deixou o União Brasil e se juntou ao PSC para disputar a eleição ao Senado por São Paulo. Em comunicado, Datena e o partido declararam apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), ao governo de São Paulo.

Rosângela Moro acompanha ex-juiz e vai para o União BR

A advogada Rosângela Wolff Moro, esposa de Sergio Moro, se filiou ao União Brasil nesta quinta-feira (31). É a segunda filiação dela no intervalo de dois dias. No início da semana, ela havia se filiado ao Podemos, então partido do ex-juiz. Como Moro decidiu ingressar no União, Rosângela fez o mesmo movimento para concorrer à uma vaga como deputada estadual pela legenda.

Rosângela Moro, esposa do ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos. (Foto: Divulgação)

 

Levantamento do g1 indica que 20% dos deputados federais (102 dos 513 da Câmara) trocaram de partido desde que se iniciou, no último dia 3, o período da chamada “janela partidária”, programada para terminar na sexta-feira (1º).

A janela partidária é o intervalo de 30 dias que, seis meses antes da eleição, a legislação concede a deputados federais, estaduais e vereadores para que troquem de partido, se desejarem, sem o risco de perder o mandato.

Rodrigo Maia se filia ao PSDB

“Depois de muitos anos ligado ao DEM, hoje assinei a ficha de filiação ao PSDB”, declarou o ex-presidente da Câmara no Twitter nesta quinta (31). Ele deve concorrer a uma vaga de deputado federal.

A declaração foi dada em um post no Twitter, no qual ele aparece ao lado de sua irmã, Daniela Maia, e de seu pai, Cesar Maia, que também se filiaram ao PSDB.

Rodrigo Maia, junto com a irmã, Daniela Maia, e o pai, Cesar Maia, se filiaram ao PSDB (Foto: Reprodução/Twitter)

Rodrigo Maia estava sem partido desde junho de 2021, quando foi expulso do DEM após um desentendimento com o ACM Neto, na época o presidente do partido. O DEM e o PSL se uniram em fevereiro e agora formam o partido União Brasil.

O prazo da janela partidária, que é um período para deputados e vereadores trocarem de partido, termina às 23h59 desta sexta (1º). Um levantamento do g1 mostra que 20% dos deputados já trocaram de partido; veja lista

Doria deixa governo de SP e diz que mantém pré-candidatura à Presidência da República

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que vai manter sua pré-candidatura à Presidência da República. Ele deixou o governo e o vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), vai assumir e se candidatar ao cargo no estado.

No começo do dia, Doria sinalizou a apoiadores que desistiria de concorrer na eleição presidencial. A situação mudoi com uma carta do presidente nacional do PSDB, documento que o fez recuar e seguir com a tentativa de ocupar o Palácio do Planalto.

Governador João Doria concede coletiva de imprensa em São Paulo (SP), na quinta-feira (31), em São Paulo

 

Moro anuncia que não será candidato à presidência

Minutos depois de assinar a sua filiação ao União Brasil, Sergio Moro anunciou oficialmente que não irá concorrer à Presidência da República. A confirmação ocorreu em nota no seu perfil do Instagram.

“Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor”, disse Moro.

G1