Bahia, 22 de novembro de 2024 às 19:17 - Escolha o idioma:

Mais de 30 bares participam do Comida di Buteco 2018 em Salvador e Lauro de Freitas


Publicado em: 6 de maio de 2018


 

 

 

 

 

Festival gastronômico vai até o dia 13 de maio.

 

A 11ª edição do Comida di Buteco começa na sexta-feira (13), em Salvador e Lauro de Freitas, região metropolitana. Trinta e quatro bares participam do concurso gastronômico.

Os jurados avaliam, além do melhor petisco, o atendimento, temperatura de bebida e higiene dos estabelecimentos participantes. Essa é a primeira vez que a cidade de Lauro de Freitas entra no concurso gastronômico.

Conforme a organização do festival, este ano o tema dados aos participantes foi livre. Ou seja, cada bar pode escolher os ingredientes, combinações e pestiscos para concorrer ao prêmio.

O festival vai até o dia 13 de maio. Quem conquistar as maiores notas do público geral e dos jurados até lá, nas quatro categorias avaliadas, vai concorrer ao título de Melhor Buteco do Brasil, que será anunciado no mês de julho, em São Paulo.

Para votar, basta ir em um dos estabelecimentos que estão participando do concurso, listados no site oficial do “Comida di Buteco”, pedir o prato em disputa e, depois, preencher a cédula que o próprio estabelecimento vai entregar. O peso da nota do júri e do público é de 50% cada.

Ano passado, o vencedor do concurso em Salvador foi o bar Xique-Xique, que fica no bairro dos Barris, e apostou no filé de surubim empanado com quinoa, servido com purê de ervilha, acompanhado de molho, para conquistar público e jurados. O dono do estabelecimento é o ex-garçom Sandro Rocha.

Comida de Buteco

Criado em 2000, o concurso gastronômico surgiu com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz, dando visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Hoje, a disputa já é considerada um movimento entre os apaixonados por butecos, e faz parte do calendário de quase 600 estabelecimentos, em 21 cidades das 5 regiões brasileiras.

Em 2017 o Comida di Buteco engajou mais de 5 milhões de pessoas, que visitaram os estabelecimentos participantes e reuniram mais de 520 mil votos em todo o Brasil.