Bahia, 28 de novembro de 2024 às 02:42 - Escolha o idioma:

10 Curiosidades sobre o Catar


Publicado em: 19 de novembro de 2022


Saiba tudo sobre o país que vai sediar a Copa do Mundo FIFA 2022

 

Em novembro deste ano, o mundo inteiro estará de olho no Catar, país sede da Copa do Mundo de 2022.  Embora seja um território pouco conhecido pelos turistas brasileiros, o que não faltam são motivos para conhecer o país.

Curiosidades sobre o Catar

1 – O Catar é muito pequeno

Apesar de ser uma das nações mais ricas do mundo, principalmente pela exploração de petróleo, o Catar é um país pequeno. Para efeitos de comparação: é aproximadamente metade do Sergipe, estado brasileiro!

2 – Devido ao calor intenso no país a data da Copa teve que ser mudada

Camels in a sandpit at the beginning of Al Jasra Street at the edge of Souq Waqif. Camels are working animals with tasks ranging from human transport to bearing loads.

O calendário da Copa do Mundo foi alterado para novembro e dezembro devido ao intenso calor do Catar! Em junho e julho, quando o evento costuma acontecer, os termômetros passam dos 50ºC. Mesmo com a mudança da data, os estádios serão climatizados.

3 – Catar possui o aeroporto mais luxuoso do mundo

Image of a young woman with a suitcase traveling solo. Taken in the evening at the Qatar airport in Doha.

O aeroporto Internacional de Hamad, na capital Doha, é considerado por muitos o mais luxuoso do mundo. Turistas que fazem conexão por lá têm o privilégio de desfrutar de passeios gratuitos pela cidade, acomodação e alimentação grátis, a depender da duração da parada.

4 – Em parte grande do Catar o álcool é proibido

Womans hand rejecting more alcohol from wine bottle in bar

O consumo de bebidas alcoólicas é ilegal em quase todos os lugares do Catar. Isso mesmo! Nada de cervejinha, caipirinha ou vinho. Apenas alguns hotéis internacionais, clubes licenciados possuem permissão, onde um litro de cerveja pode custar R$90. Durante a Copa, nada de bebidas nos estádios!

5 – O Catar é um dos países mais seguros do mundo

As taxas de criminalidade são baixíssimas, com crimes violentos sendo raros. Até mesmo pequenos roubos não são tão comuns, fazendo com que a localidade seja bastante atrativa para pessoas da região que busquem um lugar que dê maior sensação de segurança.

6 – As casas tradicionais seguem um padrão de cor

As casas no Catar devem seguir padrões com relação às cores, com tons de maioria amarelo ou bege, indo de acordo com os fortes costumes da região. Porém, a regra não se aplica aos grandes e gigantescos prédios, localizados sobretudo na capital do país.

7 – Grande parte da população do Catar é formada por imigrantes

Com uma população de cerca de 2,7 milhões de pessoas, estima-se que somente 25% delas são nascidas no país. Grande parte da população é formada por imigrantes, em sua maioria indianos. Aqui, há um grande problema: segundo o jornal britânico The Guardian, desde 2010, mais de 6 mil trabalhadores imigrantes morreram nas obras da Copa do Mundo

8 – Uma nova cidade foi construída especialmente para o campeonato

O país construiu uma cidade totalmente nova para sediar a partida final. Além disso, foram 7 estádios, mais de 100 novos hotéis, um metrô e novas estradas. Segundo o Comitê Organizador, estima-se que 1,5 milhão de pessoas estarão no país para o torneio.

9 – O país fica localizado entre o mar e o deserto

The Inland Sea or Khawr al Udayd in Qatar, with 4×4 tyre tracks.

Localizado entre o mar (Golfo Pérsico) e o deserto (Deserto de Khor Al Udeid), a posição geográfica do país proporciona paisagens únicas e bastante diversidade para quem deseja visitar o local.

10 – A semana útil começa no domingo

No Catar, a semana útil começa no domingo. Ou seja, o final de semana é sexta-feira – dia sagrado para os muçulmanos – e sábado. Diferente, né?

Por Impulsiona