Bahia, 13 de janeiro de 2025 às 02:30 - Escolha o idioma:

Tebet toma posse como ministra do Planejamento e promete gestão equilibrada


- Crédito da Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Publicado em: 5 de janeiro de 2023


A senadora Simone Tebet (MDB) foi empossado na manhã de quinta-feira, 5, como a nova ministra do Planejamento. Na cerimônia de posse, a senadora disse  que tem “divergências” na política econômica com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que a equipe econômica que fará o novo governo “dar certo”.

Ministra empossada, , Tebet disse que colocará os pobres e minorias no Orçamento, mas sem abandonar a responsabilidade fiscal. “O nosso papel, do Ministério do Planejamento, sem descuidar, em nenhum momento, da responsabilidade fiscal, dos gastos públicos e da qualidade deles, é colocar os brasileiros no orçamento público”, disse

“Os pobres estarão, prioritariamente, no orçamento público. Mas não somente eles: as crianças, os jovens, os idosos estarão no orçamento. As mulheres, os negros, os povos originários estarão no orçamento; as pessoas com deficiência, a comunidade LBGTQIA+ estarão no orçamento. Os trabalhadores estarão no orçamento.”, continuou.

O Ministério do Planejamento e Orçamento foi recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na gestão anterior, de Jair Bolsonaro (PL), a pasta fazia parte do Ministério da Economia, que foi desmembrado.

A cerimônia de transmissão do cargo é realizada no Palácio do Planalto, sem a presença de Lula. Até o momento, o presidente compareceu somente à posse do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Por Bahia.Ba