- Crédito da Foto: Valter Campanato/Agência Brasil - Publicado em: 20 de março de 2023
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, chegou, na noite de domingo, 19, a Natal, no Rio Grande do Norte. Há uma semana, o estado vive uma onda de ataques criminosos.
Na chegada, Dino disse que vai analisar medidas necessárias para contenção dos ataques violentos e discutir investimentos estruturantes no sistema penitenciário. Os ataques afetam pelo menos 21 cidades no estado. De acordo com o secretário de Segurança Pública do estado, Francisco Araújo, as ordens para as ações criminosas foram feitas de dentro dos presídios e motivadas por exigências como aparelhos de televisão e visitas íntimas para presos do sistema penitenciário estadual.
O ministro deve se reunir com a governadora Fátima Bezerra e apresentar um prognóstico da crise e o montante a ser investido. “Posso afirmar que o cronograma é imediato, não são recursos que dependam da votação de leis ou de previsão orçamentária”, disse.
Outros membros do Ministério da Justiça e Segurança Pública já estão no local para desenvolver novas ações de combate à crise de segurança no estado. Os secretários Nacionais de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e de Administração Penitenciária, Rafael Velasco, também estão em Natal para acompanhar o trabalho da Força Nacional de Segurança Pública, que já enviou 200 homens para o estado.
Por Metro1