Bahia, 22 de outubro de 2024 às 09:25 - Escolha o idioma:

Prefeito de Salvador diz que não depende do PAC e garante conclusão do BRT


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 23 de agosto de 2023


O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou, na manhã de terça-feira (22), durante entrevista coletiva, que não depende dos recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para concluir as obras do sistema de transporte BRT.

De acordo com o Bahia Notícias, o gestor disse, ainda, que vem tocando o projeto “sem um real” do Governo Federal. “O BRT Lapa-Iguatemi já estava no orçamento geral da União, tem R$ 100 milhões empenhados e não recebemos um real, até agora. A obra vem sendo tocada com recursos da Prefeitura de Salvador”, garantiu.

Conforme o gestor, a pretensão é inaugurar a obra em 2024. “Tivemos que ir à Justiça, ano passado, para conseguir autorização do início as obras do trecho total. Espero que esses recursos possam vir para recompor o caixa da Prefeitura, mas asseguro a vocês que, ele vindo ou não, a obra será concluída. Está em plena execução e a nossa expectativa é inaugurar no início do ano que vem”, destacou.

NOVO PAC – Lançado pelo Governo Federal no dia 11 de agosto, o Novo PAC deve investir R$ 119,4 bilhões em obras na Bahia, dentre as quais, a duplicações da BR-101, da divisa de Sergipe até Feira de Santana; da BR-116, de Serrinha a Feira de Santana; da BR-242, de Barreiras a Luís Eduardo Magalhães; e do Contorno Norte de Feira de Santana.

Além disso, os recursos deverão ser empregados na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); na Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio; nas barragens Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; na Adutora da Fé; e em moradias do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.