Bahia, 27 de novembro de 2024 às 03:34 - Escolha o idioma:

‘Guerra vai ser longa’, diz Netanyahu; mortes no conflito passam de 5 mil


- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 19 de outubro de 2023


 

Número de mortos do lado palestino sobre para 3.785; vítimas em Israel são 1.402. Na ONU, diplomatas afirmam que Brasil tenta costurar nova resolução no Conselho de Segurança.

Segundo maior hospital de Gaza desliga luzes para economizar combustível

O segundo maior hospital de Gaza desligou as luzes na maior parte das instalações enquanto os funcionários tentam economizar energia em meio à escassez de combustível.

As luzes ainda estão acesas na unidade de terapia intensiva do Hospital Nasser, mas em muitos outros departamentos os médicos usam celulares e lanternas para iluminar os procedimentos.

 

Corpos de avó e neta capturadas pelo Hamas são encontrados

O exército de Israel anunciou que encontrou o corpo de uma avó e uma neta que foram capturadas pelo Hamas em um Kibutz israelense logo no primeiro dia da guerra, 7 de outubro.

A neta, Noya, tinha 12 anos e era fã de Harry Potter, como mostra uma foto dela publicada em uma rede social. A avó cuidava da neta e aguardava a chegada de uma babá quando houve o ataque dos terroristas. Os pais da menina não estavam em casa no momento.

‘Passaram-se duas semanas e ainda cheira a morte’, diz correspondente da Globonews

Um correspondente em Israel mostrou a destruição em um Kibutz de Israel, Niv Oz, que foi atacado pelo Hamas no primeiro dia da guerra, 7 de outubro. O jornalista português Henrique Cymermann, que tem mais de 20 anos de carreira em coberturas internacionais e vive em Israel desde a adolescência, mostrou a área destruída pelos terroristas.

Cymermann revelou que já conhecia a região anteriormente, por tê-la visitado meses atrás, e disse se tratar de um local onde viviam muitos brasileiros, argentinos, chilenos e latinos em geral.

Ele revelou que no dia do ataque do Hamas, a vida transcorria normalmente com os moradores nas ruas até que todos foram surpreendidos pelo grupo terrorista armado, e correram para tentar se proteger.

‘Passaram-se 2 semanas e ainda cheira a morte’, diz correspondente ao visitar casa em que avó e neta foram queimadas vivas em Israel

‘Não existe lugar seguro’, diz brasileiro que tenta sair de Gaza

O brasileiro Hasan Rabee, que está na cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza, disse nesta quinta-feira (19) que “não existe lugar seguro”.

A declaração foi realizada em um vídeo gravado por ele que mostra fumaça após um ataque de bomba ao lado da casa em que está abrigado.

Número de mortos palestinos sobe para 3.785; total de vítimas na guerra passa de 5 mil

O Ministério da Saúde de Gaza informou que o número de palestinos mortos desde o começo da guerra subiu para 3.785.

Dessa forma, o número de mortos na guerra em Gaza chegou a 5.187, considerando também os 1.402 israelenses.

‘Guerra será longa’, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou na quinta-feira (19) que a guerra que seu país trava contra o Hamas será longa.

“Esta é a guerra moderna contra os bárbaros, os piores do planeta. Será uma guerra longa”, disse Netanyahu, durante pronunciamento ao lado do premiê britânico, Rishi Sunak, que visita Israel nesta quinta.

Comissão Europeia questiona Meta e TikTok sobre medidas para tratar desinformação

A Comissão Europeia informou na quinta-feira (19) que enviou à Meta e ao TikTok um pedido de esclarecimento sobre as medidas que as empresas tomaram para cumprir as obrigações relacionadas com a propagação de desinformação e conteúdos ilegais.

A comissão disse ter pedido às empresas que explicassem o que fariam para proteger a verdade sobre os ataques terroristas do Hamas em Israel.

Há 2 horas

Israel mata Jehad Mhesein, chefe de forças de segurança do Hamas, diz agência de notícia ligada ao grupo terrorista

A agência de notícias ligada ao Hamas informou nesta quinta-feira (19) que Israel matou Jehad Mhesein, chefe de forças de segurança do Hamas. Os membros da família de Mhesein também foram mortos.

Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel anunciaram a morte de um dos chefes de um grupo radical conhecido como Comitês de Resistência Popular (CRP), na Faixa de Gaza.

Jamila al-Shanti, viúva de fundador do Hamas, é assassinada, diz imprensa israelense

A imprensa israelense informou nesta quinta-feira (19) que Jamila al-Shanti, viúva de fundador do Hamas, foi morta em um ataque israelense na Faixa de Gaza. Ela fazia parte do alto escalão do grupo extremista.

Até o momento, não há confirmação de como aconteceu o assassinato.

12 pessoas morrem e outras 40 ficam feridas após ataque em Khan Younis

Um médico de um hospital no sul da Faixa de Gaza disse que pelo menos 12 pessoas foram mortas e outras 40 ficaram feridas num ataque israelense que atingiu um edifício residencial em Khan Younis.

O Dr. Mohammed Qandeel disse que o Hospital Nasser em Khan Younis recebeu os pacientes na manhã desta quinta-feira (19). A cidade está localizada no que Israel chamou de zona segura quando incentivou os residentes de Gaza a evacuarem o norte do território.

G1