Publicado em: 8 de maio de 2024
O Ministério de Relações Exteriores confirmou o desaparecimento de mais um brasileiro em meio ao conflito bélico travado entre o Estado de Israel e o grupo radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza. A informação foi repassada ao Itamaraty pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
Segundo a CNN, até o momento, não há informações sobre a última vez em que Michel Nisenbaum, de 59 anos, foi visto. Desde o início dos confrontos, no dia 7 de outubro, três brasileiros foram identificados entre os mortos: Karla Stelzer, de 42 anos; Bruna Valeanu, de 24 anos; e Ranani Glazer, também de 24 anos.
Os três participavam de um festival de música eletrônica no Sul de Israel, quando o Hamas invadiu o país e perpetrou uma série de ataques terroristas. Somente no local do evento, mais de 260 pessoas morreram. Cerca de 1.430 pessoas foram mortas.
A contraofensiva de Israel foi imediata. Desde o dia 7, as Forças de Defesa do país bombardeiam incessantemente o enclave palestino, que tem 2,3 milhões de habitantes. Mais de 5 mil pessoas já morreram, vítimas das explosões. Dentre elas, mais de 1,5 mil crianças.
Na semana passada, a Organização das Nações Unidas (ONU) chamou a atenção para a brutalidade do contra-ataque israelense. Segundo a entidade, o país está cometendo uma série de violações aos direitos humanos, em função do massacre contumaz de civis, e classificou a ofensiva como “genocídio”.