- Crédito da Foto: Montagem/TV Cultura - Publicado em: 19 de novembro de 2023
Argentinos escolhem entre o ministro peronista Sergio Massa e o deputado ultraliberal Javier Milei; eleição segue até às 18h
Em meio a uma grave crise econômica, os argentinos vão às urnas para decidir se mantêm no poder o modelo do peronismo, representado pelo ministro da Economia, Sergio Massa, ou se partem para um projeto de ruptura prometido pelo deputado ultraliberal Javier Milei.
A votação teve início às 8h e termina às 18h (o horário de Buenos Aires é o mesmo de Brasília). O órgão eleitoral deve divulgar um primeiro balanço da apuração às 21h, e o vencedor deve ser conhecido ainda no fim da noite deste domingo. O voto é obrigatório para os cerca de 35 milhões de argentinos aptos, e quem não comparecer tem de justificar ou pagar multa.
A campanha de Massa apostou, conforme o Uol, em incutir no eleitor o medo diante de propostas de Milei como a eliminação do Banco Central e a saída do Mercosul; do lado opositor, o foco foi mostrar que Massa esteve no comando da economia num período de alta inflacionária.
Os integrantes do União pela Pátria, do governista Sergio Massa, devem se reunir a partir das 18h (mesmo horário de Brasília) no espaço de eventos Complejo Art Media, localizado no bairro portenho de Chacarita. O recinto tem 6 mil metros quadrados e capacidade para 4.500 pessoas, segundo o jornal argentino La Nacion.
Já os partidários da A Liberdade Avança, do ultraliberal Javier Milei, vão acompanhar a contagem de votos no Hotel Libertador, mesmo local em que o economista esteve no dia das eleições primárias e no primeiro turno.