- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 25 de janeiro de 2024
Mesmo tendo como pauta principal o anúncio das ações do governo baiano no Carnaval 2024, o governador Jerônimo Rodrigues fez questão de lembrar e se solidarizar pelos casos recentes que resultaram em mortes no estado. Antes de anunciar, na noite deterça (23), os investimentos para a festa momesca, o governador reforçou o acompanhamento e as providências diante do conflito por terras que causou a morte da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade, na zona rural de Potiraguá, no sudeste baiano.
“Eu não posso deixar de registrar aqui o sentimento do povo baiano, a nossa solidariedade aos indígenas da Bahia pela perda de uma liderança. Quero reafirmar que nós na Bahia não vamos permitir, eu não vou permitir que a justiça seja feita com as próprias mãos.
Nós não podemos concordar com isso. Para isso existe uma Constituição Federal, polícia militar, polícia civil, um Congresso Nacional, que estabelece os parâmetros da democracia”, enfatizou. Jerônimo afirmou ainda que acompanha de perto, inclusive em contato constante com o presidente Lula, as providências para punição dos culpados e resolução pacífica da questão.
O governador usou o momento também para se solidarizar com as famílias das 8 vítimas fatais do acidente com uma embarcação ocorrido em Madre de Deus, na manhã do último domingo (21). “Da mesma forma quero expressar meus sentimentos aos baianos que partiram no domingo, depois de uma festa, em uma travessia em Madre de Deus. Me solidarizo junto aos familiares e ao município”, disse Jerônimo, destacando também a presença solidária da comunidade e a atuação dos órgãos públicos estaduais, federais e municipais nas buscas e socorro às vítimas.