Bahia, 19 de novembro de 2024 às 20:45 - Escolha o idioma:

CHUVAS: 14 municípios da Bahia em estado de emergência


Publicado em: 30 de janeiro de 2024


As intensas chuvas  no estado da Bahia levaram 14 municípios a decretarem estado de emergência. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), os municípios afetados são Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém de São Francisco, Iguaí, Quijingue, Wanderley, Jaguaquara, Ubaíra, Saubara e Milagres.

Os números divulgados pela Sudec revelam uma situação alarmante: são 4.877 desalojados e 2.320 desabrigados. Além disso, foram registrados quatro óbitos, sendo dois na BA-242, em Castro Alves, e dois em Aporá e Wanderley.

Diante da gravidade da situação, a Defesa Civil do Estado está atuando em diversas localidades, como Mutuípe, Medeiros Neto, Ilhéus, Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, onde já foram entregues 33 toneladas de alimentos, 5.500 litros de água, 650 colchões, 650 lençóis, mil kits de higiene pessoal e 200 kits de limpeza.

O Governo estadual mobilizou uma força-tarefa emergencial para realizar reparos em estradas que deixaram localidades isoladas e providenciar a entrega de alimentos e água potável. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) está monitorando as rodovias das regiões Sul, Sudoeste, Oeste e Nordeste, onde foram registradas 16 ocorrências relacionadas às chuvas desde a última sexta-feira (26).

Entre os pontos críticos, destaca-se a BA-263, que liga Vitória da Conquista a Itambé, onde as fortes chuvas provocaram a elevação do nível d’água de uma barragem, resultando em uma erosão na rodovia. A Seinfra já acionou a empresa responsável pela manutenção para iniciar os reparos assim que o tempo firmar.

Além disso, a BA-262, no Povoado de Jibóia, e a BA-558, entre Jequié e o Distrito de Itajuru, também foram afetadas pelas chuvas, exigindo intervenções emergenciais.

Em meio à crise, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se mobilizou para fornecer insumos e medicamentos essenciais, para evitar e tratar doenças em situações de catástrofe. Ambulâncias também foram disponibilizadas para atender às necessidades da população afetada.