Bahia, 18 de novembro de 2024 às 01:37 - Escolha o idioma:

Governo do Peru declara estado de emergência em algumas regiões, por causa de gangues criminosas


Publicado em: 8 de maio de 2024


O governo do Peru declarou situação de emergência, na segunda-feira (12), nas províncias de Trujillo e Pataz, em função de atividades criminosas e problemas de insegurança provocados por gangues. O anúncio foi feito por Alberto Otálora, presidente do Conselho de Ministros do país.

De acordo com a CNN Brasil, a declaração significa que, nas referidas províncias, a atividade de negócios e espetáculos, bem como a realização de eventos sociais, deve ser suspensa entre meia-noite e 4h. “Enfrentamos gangues organizadas, que perturbam a paz e a tranquilidade”, afirmou Otálora, via rede social X.

As forças de segurança também aumentarão sua presença nas duas regiões. Em Trujillo, a Polícia Nacional foi instruída a zelar pela ordem interna. Para tanto, contará com o apoio das Forças Armadas. Em Pataz, a manutenção da ordem interna ficará a cargo das Forças Armadas. A Polícia Nacional dará o suporte necessário às ações.

Otálora, informou a CNN, disse que a declaração é necessária, em decorrência do aumento expressivo da insegurança. Ele salientou que, em Trujillo, somente no ano passado, foram registrados 30 mil crimes e 11 mil roubos. Em 2024, destacou o gestor, a média de crimes violentos chegou a uma morte por dia.

No que diz respeito a Pataz, o presidente do Conselho de Ministro ressaltou que as organizações criminosas têm se dedicado à mineração ilegal, à extorsão e à exploração laboral e sexual.

Estas cidades, entretanto, não são as únicas afetadas pela onda de violência e criminalidade que tomou o Peru, forçando o governo a declarar emergência.

Conforme a CNN, em setembro de 2023, a presidente Dina Boluarte anunciou a medida para outros dois distritos da capital, Lima: San Juan de Lurigancho e San Martín de Porres. A mesma ainda foi aplicada em Talara, que fica situada no departamento de Piura.