Publicado em: 30 de julho de 2018
Um evento marcado para acontecer em Salvador e Lauro de Freitas nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) vai discutir o futuro do uso da fibra óptica e as possiblidades de expansão da internet no estado. O Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias vai contar com representantes do serviço de comunicação multimídia, de concessionárias de energia elétrica e de secretarias estaduais e municipais.
O evento busca avançar no debate sobre o desenvolvimento tecnológico da Bahia e formular um documento com demandas do setor para ser encaminhada a candidatos na eleição deste ano. “O ponto principal é a discussão do futuro da internet e o futuro da fibra óptica no nosso estado. Se quisermos ter um estado tecnológico, temos que discutir impostos e a infraestrutura que o estado pode oferecer para que as empresas possam se desenvolver”, comentou Mauro Cardim, curador técnico do evento, em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (30).
Empresários do setor apontam que existem dificuldades tributárias e também no cumprimento de leis que dificultam a instalação de linhas de fibra óptica, especialmente no interior, o que também coloca obstáculos no avanço do serviço de internet. “Não se deve cobrar o direito de passagem para o transito de fibra ótica entre cidades. Atualmente existe essa lei, mas é uma lei que não pegou”, comentou Daniel Landim, diretor comercial da ITS Brasil. Segundo ele, pequenas e médias empresas do setor “não conseguem fazer os devidos investimentos em função da alta taxa tributária cobrada”.
Para o diretor de Ciência Tecnologia e Inovação de Lauro de Freitas, Hari Brust Filho, a quebra dessas barreiras vai permitir que a tecnologia e a modernidade chegue mais rápido às cidades que estão longe de Salvador. “As grandes operadoras só estão atendendo os mercados que tem alto poder aquisitivo. Quando você vai para o interior, elas não têm interesse porque não é rentável”, comentou.
A abertura do seminário acontece nesta quarta, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). No dia seguinte, acontece a agenda técnica no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, com a realização palestras e debates. Além desta edição, já estão marcados eventos com a mesma proposta para as cidades de Feira de Santana (21 de agosto), Vitória da Conquista (25 de setembro), Ilhéus (30 de outubro) e Barreiras (27 de novembro).
por Guilherme Ferreira