- Crédito da Foto: ilustração: Esplanada dos Ministérios - Publicado em: 18 de março de 2024
O arcabouço fiscal pode sair bem caro para o atual governo. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a expectativa é de que o governo precise fazer um bloqueio de R$ 5 bilhões a R$ 15 bilhões para evitar um estouro no limite de despesas.
A maior preocupação é com o aumento de gastos obrigatórios com Previdência, BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). Por isso, para não correr o risco de faltar dinheiro, a equipe econômica vai tentar segurar os cofres públicos como precaução.
Por outro lado, a alta da arrecadação vai ajudar a manter o déficit dentro da margem de tolerância de até 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).
Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza a primeira reunião ministerial do ano. O encontro deve esbarrar nas últimas pesquisas que apontam uma queda na popularidade de Lula.
Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a pior avaliação está sendo considerada como produto de promessas de campanha não cumpridas, ao passo que assessores sugerem que faltaram acenos aos eleitores de centro e conservadores.
“Nosso receio é que haja uma guinada ainda mais a esquerda, e passem a ser adotadas medidas imprudentemente populistas, visto que essa geralmente é a solução encontrada pelos políticos para sanar problemas de popularidade”, afirma. (Por Juliana Américo)
Bahia na Política