Bahia, 26 de dezembro de 2024 às 23:25 - Escolha o idioma:

Ex-deputado Targino declara apoio a Zé Ronaldo e revela que foi inocentado em processo que cassou seu mandato em 2020


Publicado em: 29 de julho de 2024


Feira de Santana foi surpreendida na segunda-feira (29) com a declaração de apoio do ex-deputado estadual Targino Machado à candidatura de Zé Ronaldo para prefeito. O anúncio veio durante coletiva de imprensa na Casa Fornari, após meses de especulações e mistério, nos quais Targino, conhecido por sua posição estratégica e influência política, manteve diálogos com todos os pré-candidatos ao cargo executivo da cidade. Com Zé Neto, ele disse ter descartado o apoio logo no início da conversa.

Na coletiva, Targino revelou sua decisão de apoiar Ronaldo, destacando que quer o melhor para Feira de Santana. “Não vou ficar na arquibancada e quem sabe a contribuição que eu posso dar é ele”, declarou o ex-deputado se referindo a Ronaldo.

Targino Machado é uma figura política respeitada e conhecida em Feira e região. Em 2020 teve seu mandato de deputado cassado acusado de usar filantropia médica para angariar votos. A decisão deixou o ex-deputado inelegível por 8 anos.

Entretanto, durante a coletiva o ex-deputado revelou também uma sentença do Ministério Público que o inocenta do processo que resultou na cassação. A decisão, divulgada no dia 10 de julho, decidiu pelo arquivamento, por falta de provas, do inquérito policial que apurava o uso de filantropia médica com fins eleitorais. “Quatro anos depois do mal provocado em mim, na minha estrutura pessoal e familiar, todo escândalo, depois de atirar na lama o nome de um profissional médico, surge uma decisão judicial que me inocenta. Fui julgado, condenado e executado sem provas. Destruiu sonhos e projetos. Quero de volta os dias e noites que perdi, não fui julgado, fui linchado”, disse emocionado.

Ele disse ainda que vai ingressar na justiça em busca de reparação. “Que nunca mais se cometa uma injustiça dessa com ninguém. Já contratei advogado e preciso entrar com ações reparadoras contra o estado e o governo federal. Essa reparação não acontecerá com Targino em vida, vai ser coisas para os meus netos, mas preciso deixar registrado nos anais da justiça que isso ocorreu. Como se destrói a vida de um cidadão e depois se arquiva um processo pro falta e provas?”, indagou.

Targino afirmou ainda que todo processo que resultou na cassação foi tramado e executado pelo ex-secretário estadual de segurança pública, Mauricio Barbosa, que é um dos principais investigados na Operação Faroeste e atualmente cuida da segurança pessoal da primeira dama Janja. Targino disse “Fico com pena do que ele pode fazer com a primeira dama porque bandido como aquele nasce bandido e nasce bandido”.