Bahia, 7 de janeiro de 2025 às 18:23 - Escolha o idioma:

Embasa negocia captação de recursos com Banco Mundial, em Brasília


- Crédito da Foto: Divulgação/ Embasa - Publicado em: 8 de agosto de 2024


O presidente da Empresa baiana de Águas e Saneamentos (Embasa), Leonardo Goes, se reuniu com representantes do Banco Mundial, na quarta-feira (6) em Brasília (DF), visando a captação de recursos para investimentos estruturais voltados à segurança operacional e hídrica do sistema integrado de abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A empresa vem buscando junto ao mercado financeiro, com agentes nacionais e internacionais, o financiamento de investimentos necessários em água e esgotamento sanitário para garantir o cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços até 2033.

O presidente da Embasa apresentou dados de 3 projetos estruturantes de segurança hídrica para a região metropolitana de salvador, na ordem de R$ 1,4 Bilhão de reais, objetos da captação de recurso e aprofundou o entendimento sobre a proposta indicativa do banco direcionada ao financiamento dessas grandes obras. “Temos um grande desafio pela frente, ampliar o acesso à água tratada para toda a população, garantindo a segurança hídrica na operação do sistema de abastecimento. Para isto, mapeamos os investimentos e estamos buscando recursos para a construção e melhorias da infraestrutura instalada nos próximos anos”.

Além dos projetos estruturantes, a Embasa demonstrou os resultados de 2023 e sua capacidade de pagamento e alavancagem financeira, melhoria na nota do rating da Moody’s elevando a perspectiva de estável para positiva (AA-.br), além da aprovação por parte do órgão regulador – Agersa – da capacidade econômica e financeira da Embasa para universalização dos serviços de saneamento em março/ 2024. “Reforçamos neste encontro a segurança financeira da companhia, que registrou no ano passado, crescimento recorde no seu desempenho econômico. Em maio deste ano, tivemos a classificação de crédito elevada pela Moody´s, ampliando possibilidades de obtenção de crédito com menor custo e maior prazo, afirma a diretora financeira e comercial, Marcela Lima, presente ao encontro.

Pelo Banco Mundial, participaram da reunião o coordenador de operações de água, Luis Andres; a especialista sênior em recursos hídricos, Paula Freitas; e a especialista em abastecimento de água e saneamento, Viviane Virgolim. Pela Embasa, também estavam presentes o diretor de Gestão Corporativa, Jazon Júnior, e o gerente da Unidade de Administração Financeira, Márcio Gide.

Secom