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Prova de Vida para aposentados e pensionistas do Município de FSA tem início em 1º de setembro


- Crédito da Foto: Jorge Magalhães/PMFS - Publicado em: 17 de agosto de 2024


A partir do dia 1º de setembro, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) podem realizar a prova de vida digital, por meio do aplicativo MEU RPPS. O prazo seguirá aberto até 27 de dezembro.

De acordo com o governo, a medida é condição para a continuidade do recebimento do benefício. Para realizar o procedimento, basta anexar um documento de identificação com foto, em perfeito estado de conservação, de forma a possibilitar a validação da foto capturada.

Serão aceitos como documento de identificação: o Registro Geral de Identidade Civil (RG); a Carteira de Identidade Militar; a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Entidade de Classe, como OAB, CRM, CRP, CRC, etc.

Os documentos precisam estar dentro da validade e em perfeito estado de conservação. Considera-se como prazo de validade documentos de identificação com até 10 anos de expedição pelo órgão responsável.

As informações e a documentação exigidas serão enviadas para o sistema, que fará o reconhecimento facial do aposentado ou pensionista e processará a solicitação de Prova de Vida. Dessa forma, o procedimento depende de validação, não sendo considerada válida automaticamente. O beneficiário deverá acessar o aplicativo periodicamente, a fim de acompanhar o status da solicitação.

O governo orienta que o aposentado ou pensionista que não tiver a prova de vida validada ou não dispuser de meios para a sua realização através do aplicativo, deverá dirigir-se a qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), durante o período informado, para a realização do procedimento, de forma presencial, sem prejuízo de ter o seu benefício suspenso.

Na hipótese de impossibilidade técnica de realização da Prova de Vida através do aplicativo MEU RPPS ou agências da Caixa Econômica Federal, o IPFS divulgará as providências a serem adotadas.

Os servidores inativos que não realizarem a prova de vida no período determinado terão os seus benefícios suspensos, após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM), restabelecendo-se o pagamento após a devida regularização, na competência do mês seguinte.

Em caso de dúvidas, os beneficiários deverão entrar em contato com o Instituto de Previdência de Feira de Santana. O contato pode ser feito por meio do número (75) 3602-8680 ou pelo e-mail cadastro.ipfs@pmfs.ba.gov.br.

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