- Crédito da Foto: Luis Capellão - Publicado em: 25 de outubro de 2024
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu nesta quinta-feira (24) chefes e comandantes das forças de segurança do estado para um balanço das ações realizadas e uma análise dos resultados obtidos até agora. No encontro, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, do Departamento de Polícia Técnica e do Corpo de Bombeiros.
“Estamos todos comprometidos em buscar o que a Bahia espera, sem poupar esforços para garantir os investimentos necessários. Isso inclui armamentos, viaturas, equipamentos de proteção, construção de delegacias, unidades policiais e presídios. Todos imbuídos para que possamos seguir com as ações em todo o estado”, declarou o governador Jerônimo Rodrigues.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança para combater facções criminosas e reduzir índices de criminalidade. “A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Bombeiros, além da Polícia Penal, vêm atuando diuturnamente no enfrentamento ao crime no estado. Esse trabalho conjunto, com apoio de órgãos federais e municipais, tem resultado na redução significativa dos índices de criminalidade, tanto patrimoniais quanto de crimes contra a vida”, destacou.
O encontro apresentou dados do período entre janeiro e outubro de 2024, comparados ao mesmo intervalo do ano passado. As mortes violentas reduziram de 3.941 para 3.519. Roubos de veículos caíram 15%, passando de 9.777 para 8.325. Houve ainda redução de 77,8% nos roubos a banco (de 9 para 2) e de 42% nos roubos de carga (de 239 para 138). Roubos a ônibus registraram queda de 36%, de 882 para 563.
Um dos destaques mencionados foi a Operação Hórus, coordenada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, em Salvador. A ação visa intensificar a segurança nas ruas da capital e combater crimes letais intencionais. “Iniciamos essa operação há três dias para aumentar a segurança em Salvador e reduzir significativamente os índices de homicídios, trazendo mais paz social”, explicou o coronel. A operação conta com 208 policiais e 52 viaturas de unidades da capital e do interior.
As ações das forças de segurança se refletem no número de prisões, com aumento de 2,2%: de 13.787 em 2023 para 14.087 em 2024. A apreensão de armas cresceu ligeiramente, de 4.574 para 4.578 unidades.
Entre 2023 e 2024, a Bahia contratou quatro mil novos policiais e bombeiros, adquiriu duas mil viaturas, um helicóptero, equipamentos de inteligência e 4,5 mil novos armamentos, totalizando R$ 400 milhões em investimentos.