Bahia, 21 de novembro de 2024 às 05:35 - Escolha o idioma:

Após vitória expressiva, Trump diz que América lhe deu mandato sem precedentes


- Crédito da Foto: Reprodução/Instagram/Donald Trump - Publicado em: 6 de novembro de 2024


Repúblicano volta à Casa Branca pela segunda vez após vitória expressiva sobre a democrata Kamala Harris

 

Eleito presidente dos EUA pela 2ª vez, Donald Trump celebrou o que chamou de “vitória política” sem precedentes, mesmo antes da divulgação do resultado oficial. “É hora de deixar as divisões para trás. É hora da união”, discursou ele, na Flórida, onde acompanhou a apuração da disputa em que derrotou Kamala Harris com número expressivo de votos.

“Nós alcançamos a coisa política mais incrível, uma vitória política que nosso país nunca viu antes”, emendou Trump.

vitória do republicano foi cravada por volta das 7h31(de Brasília), após ele alcançar 276 delegados dos 270 necessários, ante pouco mais de 220 da candidata democrata.

De acordo com os principais veículos de imprensa internacionais, Trump superou a performance que teve na eleição de 2020, quando foi derrotado pelo atual presidente Joe Biden.

Ele bateu Kamala Harris em estados decisivos, como Pensilvânia, desde áreas rurais até centros urbanos. Com uma marca superior à sua vitória de 2016, o republicano também ganhou no voto popular, com 68 milhões de votos. Kamala Harris somou 62,9 milhões. Um republicano não chegava à Casa Branca como o mais votado pela população desde George W. Bush, em 2004.

Trump falou à nação por aproximadamente 20 minutos.

Um dos pontos altos do discurso foi a menção ao bilionário Elon Musk, que se tornou um dos principais aliados de Trump durante a campanha. Musk, dono da rede social X, se mostrou um fervoroso apoiador da candidatura republicana, oferecendo até mesmo incentivos financeiros para eleitores no Estado da Pensilvânia. O bilionário distribuiu US$ 1 milhão por dia entre eleitores registrados no Estado até o dia da eleição, uma medida inédita que, segundo analistas, pode ter tido um impacto significativo nas urnas.