Bahia, 21 de novembro de 2024 às 06:07 - Escolha o idioma:

Evento gratuito celebra Consciência Negra com shows na Rua Nova


- Crédito da Foto: divulgação - Publicado em: 20 de novembro de 2024


O Dia da Consciência Negra será celebrado com a segunda edição do projeto “Da Comunidade para o Mundo”, que acontece nesta quarta-feira, 20, a partir das 14h, na praça da Feirinha, no bairro Rua Nova, em Feira de Santana. A programação é gratuita e contará com apresentações de cinco bandas para movimentar o bairro que é considerado símbolo da cultura negra do município.

A idealizadora do projeto, a cantora Paula Sanffer, destaca a importância do evento como um espaço de fortalecimento cultural e resistência. “Vamos ter shows com cerca de cinco bandas, e vai ser algo lindo para a comunidade. Eu costumo dizer que a Rua Nova é a África da Bahia. Meu sonho é levar esse projeto não apenas para a Rua Nova, mas também para bairros periféricos como Queimadinha e Tomba, que também precisam desse fortalecimento musical e cultural”, afirmou.

Entre as atrações confirmadas estão André Lopes, banda Katêretê, Folia Elétrica, o digital Influencer menor Ericson e também show de Paula Sanffer.

Combate ao racismo e empoderamento negro 

Nascida e criada na Rua Nova, Paula carrega consigo o orgulho e as marcas de sua história. A artista relembra os desafios impostos pelo racismo desde a infância e como isso a fez construir uma postura combativa e determinada. “A rejeição por ser preta sempre doeu dentro de mim. Desde pequena, eu sabia que era uma menina preta, mas não porque era bonita ou talentosa, e sim porque enfrentava discriminação e racismo. Essa negritude se tornou minha potência. Percebi que, todas as vezes em que fui afrontada por ser preta, isso não conseguia me paralisar”, destacou.

Com emoção, a cantora afirmou que se sente em missão: levar conscientização e liberdade para outros negros que, como ela, enfrentam dificuldades. “Quando chega este mês, fico com uma euforia terrível. Se eu pudesse, seria aquela voz que, 24 horas por dia, diria: ‘Desperta, você é a pessoa, você é a preta, você tem fala, não é mais escrava e pode estar onde quiser’. É isso que me move”, declarou.

Um evento da comunidade para a comunidade 

O projeto “Da Comunidade Para o Mundo” é fruto de um esforço coletivo da comunidade, sem apoio do governo estadual ou prefeitura. Paula explicou que a realização só é possível graças à colaboração de artistas e apoiadores locais. Este ano, optou por valorizar exclusivamente os talentos feirenses, oferecendo a cada artista uma hora de show para destacar sua musicalidade.

“É o nosso primeiro feriado do Dia da Consciência Negra, e o bairro Rua Nova estará em movimento. Feira de Santana tem a sua África, e ela está aqui na Rua Nova. Este evento é para celebrar e fortalecer nossa identidade, mostrando que a cultura negra de Feira pode ganhar o mundo”, concluiu a cantora.