Bahia, 27 de dezembro de 2024 às 00:16 - Escolha o idioma:

Natal no Centro Histórico é aberto ao público; confira as atrações


- Crédito da Foto: Valter Pontes/ Secom PMS - Publicado em: 10 de dezembro de 2024


 

A abertura do Natal de Salvador foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, na segunda-feira (9)

 

 

O Centro Histórico de Salvador voltou a ser palco de uma programação natalina especial, na noite de segunda-feira (9), com o acendimento das luzes, entrega da decoração e anúncio das atrações artísticas e culturais que ocuparão a região até janeiro de 2025. A abertura do Natal de Salvador foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e pelo gestor da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães.

Uma missa campal no Palco Anunciação (Largo de São Francisco) foi ministrada pelo cônego Abel Carvalho, abrindo a programação deste que é um dos períodos mais encantadores do ano. Quem esteve no local, pôde conferir de perto um show de luzes e efeitos sonoros e o desfile da parada natalina “Balada de Papai Noel” com mais de 650 artistas e carros alegóricos.

Bruno Reis ressaltou que já realiza o maior Natal público do Brasil, com uma grande programação e mais de 50 milhões de lâmpadas. “Ano passado tivemos um recorde de visitação, mais de um milhão e meio de pessoas passaram por aqui. Este ano, a expectativa é ainda maior, com uma programação mais extensa e um Natal ainda mais conhecido. Investimos em novidades, como fazemos todos os anos. E eu não tenho dúvidas que vai ser um momento para a gente celebrar este final de ano, para a gente poder projetar os nossos sonhos para que em 2025 eles possam ser realizados”, disse.

O prefeito lembrou ainda que foi uma decisão acertada ter levado a celebração para o Centro Histórico desde o ano passado. “O que mais as pessoas me perguntaram, durante as minhas visitas, foi em relação à continuidade do Natal no Pelourinho. Toda mudança gera dúvidas e incertezas, mas nós tomamos a decisão e ela se confirmou como mais do que acertada. A gente pode fazer um Natal bem maior, bem mais bonito, com infraestrutura maior e gerando mais renda e emprego para as pessoas, porque todo mundo que trabalhava no Campo Grande trouxemos para cá e todos que trabalham no Pelourinho continuam trabalhando, comercializando os seus produtos. Dá para receber muito mais pessoas. Queremos que seja uma das festas de Natal mais conhecidas do Brasil para impulsionar ainda mais o nosso calendário da cidade, em especial no mês de dezembro e início de janeiro”, afirmou.

Com o tema “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, os festejos irão até o dia 6 de janeiro de 2025. Nesse período, soteropolitanos e turistas poderão curtir diversas atrações musicais e desfiles, além de visitar a Casa de Papai Noel, árvores e o circuito dos presépios. Tudo isso será abrilhantado pelo maior túnel cenográfico do país, com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas entre a Rua Chile e a Praça da Sé.

“O Natal de Salvador é um momento mágico em que unimos tradição, inovação e identidade para celebrar o que há de mais especial na nossa cidade. Este ano, investimos na maior cenografia natalina já vista. O sucesso do ano passado reforçou a importância de valorizar o Centro Histórico, que se transforma no coração das celebrações, encantando com sua beleza arquitetônica única e significado cultural que promove pertencimento e reconhecimento das nossas raízes”, destacou Ângelo Magalhães.

Uma das novidades deste ano é a cenografia do Palácio dos Esportes, na Praça Castro Alves. O local foi decorado em alusão a um presente natalino oferecido à população.

Apreciação – Muita gente aproveitou a noite para conferir as novidades da decoração e acompanhar a programação. Maria Rodrigues, de 70 anos, fez questão de ir ao local, após finalizar o trabalho voluntário que realiza na Rua Chile. “Vim aqui assistir à abertura do Natal, com essa missa linda, falando de Deus. No ano passado eu não pude acompanhar, pois estava em São Paulo. Achei linda a decoração, principalmente do túnel na Rua Chile”, disse ela, que também vai se apresentar em um dos corais, nos dias 18 e 21.

A argentina Clara Lopes, 42, está passando as férias em Salvador com a filha e ficou maravilhada com o que viu. “É o meu primeiro dia em Salvador. De dia, achei a cidade bem colorida e vibrante e agora, à noite, está bem mais bonita”, declarou.

“Gostei muito dessa decoração aqui no Pelourinho, pois é um atrativo turístico, é um convite às pessoas para conhecer a cidade. Além dos turistas, muito soteropolitano não conhece o Centro, então é uma iniciativa que revitaliza o Centro Histórico e une as famílias, criando um evento turístico para Salvador”, opinou Eduardo Paim, de 45.

O escritor, agitador cultural e empresário Clarindo Silva também comemorou o início da programação. “Eu entendo que cada vez que fazemos um evento dessa grandiosidade no Centro Histórico, estamos dando um grito de alerta para que as pessoas se apropriem desse lugar mágico e extraordinário, principalmente neste mês de dezembro, quando fez 39 anos que o Centro Histórico foi tombado como patrimônio da humanidade. Esse é o coração dessa nação chamada Brasil e essa abertura do Natal aqui fortalece a nossa luta, engrandece”.

Túnel Cenográfico – Com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, o túnel de som e luz é o maior corredor contínuo do Brasil. A estrutura iluminada conta com cortinas e colunas de pisca-piscas que apresentam formas, cores e acompanham músicas natalinas, de maneira sincronizada, criando um espetáculo surpreendente para o público. As luzes são em RGB.

Vila Natalina – Localizada na Praça Municipal, a Vila Natalina conta com barracas de instituições sociais, como Irmã Dulce e Apae, projetos apoiados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), mulheres empreendedoras, além de artesanatos personalizados para comercialização de produtos natalinos. Neste ambiente, serão instaladas peças instagramáveis e um espaço de integração com realização de oficinas de desenho e pinturas para crianças.

Projeções – Ainda nos arredores da Praça Municipal, será possível conferir uma projeção mapeada no Palácio do Rio Branco, a decoração cenográfica da Câmara Municipal de Salvador e do Palácio Thomé de Souza. O icônico Palacete do Tira-Chapéu também receberá uma iluminação cênica especial para o evento natalino.

Presépio – O Circuito dos Presépios apresenta instalações por todo o Centro Histórico, incluindo a representação instalada na Praça Municipal e a mostra “Presépios – Uma Leitura Contemporânea”, no Museu Eugênio Teixeira Leal.

Vila de Multisserviços – Na Praça da Sé, os ambulantes que já atuam no local receberão barracas personalizadas e padronizadas para garantir a uniformidade e identidade visual consistente no evento. Neste local, também ficarão lanchonetes que ampliarão as opções gastronômicas.

Árvore de LED – Também instalada na Praça da Sé, a árvore de LED é símbolo de tecnologia, modernidade e inovação. Ainda maior, com 30 metros de altura, a estrutura montada em painéis de LED terá projetados conteúdos animados natalinos durante o período.

Casa do Papai Noel – Até 27 de dezembro, a Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, será a Casa do Papai Noel e terá decoração cenográfica e personagens natalinos para encantar toda a família. O espaço funcionará das 17h às 22h.

Sacadas Musicais – As apresentações de corais ligados a projetos sociais, que percorrem as sacadas do Pelourinho, ocorrerão entre os dias 10 e 15 de dezembro, sempre às 18h.

Palco Esperança – Corais infantis formados por alunos de escolas municipais sairão do adro da Igreja São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus. As apresentações serão nos dias 11, 12, 13, 14 e 16 de dezembro, às 17h.

Projeções Mapeadas – Projeções mapeadas por laser darão um efeito visual impressionante nas estruturas arquitetônicas das janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco.

Cruzeiro de São Francisco – O local vai receber um palco para apresentações artísticas e culturais diariamente, entre os dias 9 e 26. No dia 6 de janeiro de 2025, haverá o encerramento do evento com o show da cantora Manu Dourado.

Descentralização – A decoração do Natal Salvador 2024 será descentralizada. A Praça João Martins, em Paripe, será preparada para acolher a população, com a Casa do Papai Noel e atrações culturais. Outro local beneficiado com a iniciativa será a Praça João Paulo II, na Fazenda Grande II.

As luzes também darão mais brilho às ruas, avenidas e bairros da cidade. Mais de 50 milhões de microlâmpadas serão espalhadas por toda cidade, segundo a Dsip, alcançando a Avenida Oceânica-Barra, o Campo Grande, Caminho da Fé, Bonfim, Vasco da Gama, Centenário, Rua Cônego Pereira, Imbuí, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua Conceição da Praia, Caminho de Areia, Ribeira, Avenida Orlando Gomes, Avenida Suburbana, Avenida Pinto de Aguiar, Avenida Garibaldi, Avenida Mario Leal Ferreira, Juracy Magalhães, Avenida Lima e Silva, Largo da Mariquita, Rio Vermelho e o Largo do Tanque.