Bahia, 28 de dezembro de 2024 às 22:48 - Escolha o idioma:

MP da Bahia denuncia quatro pessoas por obstrução das investigações da operação “El Patrón”


- Crédito da Foto: MPBA /assessoria - Publicado em: 13 de dezembro de 2024


O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou quatro pessoas por obstruírem as investigações da Operação “El Patrón”, que está em andamento desde dezembro de 2023.

Os denunciados são: Filipe dos Anjos Santana, conhecido como Sabino; Iggo César da Silva Barbosa; Ioná Santos Silva; e Jackson Macedo Araújo Júnior, o “Macaco”.

De acordo com o MP, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 2023, os envolvidos atuaram de forma conjunta para dificultar as apurações sobre uma organização criminosa. As investigações indicam que, enquanto estava preso na Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador, Jackson Macedo forneceu as credenciais de sua conta de armazenamento em nuvem por meio de um celular fornecido por seu advogado, o denunciado Iggo César.

Ioná Santos, companheira de Macedo, recebeu essas informações e tentou apagar arquivos digitais à distância. Quando não obteve êxito, ela teria solicitado a ajuda de Filipe dos Anjos para destruir as evidências.

A Operação “El Patrón” visa desmantelar uma organização criminosa que atua em Feira de Santana, sob a liderança de um deputado estadual da Bahia, atualmente acusado de crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem e receptação qualificada. O deputado, juntamente com mais 14 pessoas, incluindo policiais militares, foi denunciado pelo MP à Justiça.

Tribuna Feirense