Publicado em: 19 de março de 2019
Buenos Aires, (Prensa Latina) A rainha da Dinamarca, Margarita II, e o presidente argentino, Mauricio Macri, apostaram hoje em reforçar os vínculos bilaterais e dar maior impulso aos laços comerciais em vários setores.
Sua Majestade -que em sua primeira visita de estado a Buenos Aires viajou acompanhada pelo príncipe herdeiro Federico- sustentou um encontro com Macri na Casa Rosada, sede governamental, onde aprofundaram vários pontos de interesse mútuo.
A monarca dinamarquesa recordou que é a primeira vez que vem a Argentina após 53 anos, quando era uma princesa, uma visita da qual a antecessora teve preciosos momentos.
Durante um almoço de em sua honra, a rainha Margarita II, de 78 anos, realçou que durante sua estadia na Argentina visitará as instituições estatais mais importantes e participará de um foro de promoção de novas oportunidades de investimento e negócios.
Também, realçou que visitará a cidade bonaerense de Tandil, onde se está grande parte da comunidade de seu país nesta nação austral.
Me encontrarei, disse, com pessoas que têm feito um esforço especial para manter viva a herança dinamarquesa e a estreita amizade entre as duas nações, uma amizade que se selou em 1841 quando ambos países assinaram o primeiro protocolo diplomático bilateral.
Sua Majestade, que viajou acompanhada com uma importante delegação de 30 empresas de seu país, destacou que nesta visita de estado deseja ratificar a amizade e fortalecer ainda mais os vínculos comerciais, políticos e culturais.
Por sua vez Macri sublinhou que a Dinamarca é um país de avançada no manejo das energias renováveis e recordou que ‘várias de suas empresas já estão investindo na Argentina’.
Manifestou que esta visita da Rainha a ‘tomamos ‘ como uma grande mostra de apoio, de afeto e de interesse em trabalhar juntos para o futuro neste momento de mudança e de construção que estamos vivendo os argentinos’.
O mandatário sustentou que durante seu encontro com a Rainha ambos ratificaram que têm economias complementares e que há muito para trabalhar em conjunto e citou exemplos como projetos de segurança alimentar ou no tema medicinal.
Também, agradeceu à Rainha que tenha vindo com uma delegação das empresas mais importantes de seu país e confiou que seja um sucesso o foro de negócios entre ambas as nações, previsto para manhã.