Bahia, 18 de outubro de 2024 às 09:30 - Escolha o idioma:

Para Mourão, disputa política nos EUA fez Bolsonaro cancelar viagem a Nova York


Publicado em: 5 de maio de 2019


 

‘A realidade é que o presidente se sente incomodado pela atitude do prefeito de Nova York’, afirmou o vice-presidente

 

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou no sábado (4) que a disputa política interna dos Estados Unidos foi motivo do cancelamento da viagem do presidente Jair Bolsonaro a Nova York.

Bolsonaro, que seria agraciado com o prêmio “Personalidade do Ano”, vinha recebendo críticas de políticos americanos, principalmente do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e do senador Brad Hoylman, ambos democratas. Os dois comemoraram a desistência do brasileiro.

Na versão de Mourão, a decisão de Bolsonaro não teve relação com o cancelamento de patrocinadores do evento em Nova York. Desde que teve seu nome confirmado como homenageado, Bolsonaro foi alvo de uma série de resistências.

O Museu de História Nacional, onde inicialmente seria a cerimônia, se recusou a sediar a premiação. Empresas como a companhia aérea Delta, a consultoria Bain & Company e o jornal Financial Times retiraram seus patrocínios ao evento.

“A realidade é que o presidente se sente incomodado pela atitude do prefeito de Nova York, que nada mais é do que uma disputa interna nos Estados Unidos”, disse Mourão após participar da Festa Nacional da Cavalaria do Rio Grande do Sul, no município de Tramandaí.

“O prefeito é democrata, o presidente Donald Trump é republicano e o presidente Jair Bolsonaro julgou por bem não se meter em algo que é uma disputa de outro país”, afirmou o vice.

Folha de São Paulo