A Fundação Alexander von Humboldt — que promove a cooperação entre acadêmicos do exterior e da Alemanha — está com inscrições abertas para o programa German Chancellor Fellowship, que concede bolsas para um ano de pesquisa na Alemanha. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.
O programa busca profissionais do Brasil, China, Índia, Rússia ou Estados Unidos que possuam “notória capacidade de liderança” e já tenham trabalhado em áreas como política, economia, administração, mídia e cultura.
O programa prevê curso intensivo de alemão e doze meses de pesquisa em instituições alemãs. Além disso, os selecionados terão acesso a mentoria e vão integrar a rede de bolsistas da German Chancellor Fellowship, que é composta por mais de 26 mil pessoas.
Como se candidatar à German Chancellor Fellowship
As candidatas e os candidatos precisam ter a nacionalidade brasileira e pelo menos um diploma de graduação obtido há menos de 12 anos. Para se candidatar, é necessário apresentar um plano de projeto de um ano, a ser conduzido na Alemanha, além de uma carta escrita pelo representante de alguma instituição alemã, que deve servir como orientador.
Leia também: Conheça as fundações que oferecem bolsas de estudo na Alemanha
Além disso, devem ser submetidos documentos como comprovante de proficiência nos idiomas inglês e/ou alemão, documentação da formação acadêmica (ou seja, diploma de graduação e demais diplomas de pós-graduação) e histórico acadêmico. Por fim, o candidato à German Chancellor Fellowship precisa enviar uma carta de motivação, bem como duas cartas de recomendação.
Quais são os benefícios
Como benefício, a German Chancellor Fellowship concede aos bolsistas um reembolso das despesas de viagem para a Alemanha, bem como um curso de alemão antes do início do projeto e participação de eventos e viagens de imersão no país.
O auxílio financeiro durante o período da bolsa chega a 2,750 euros mensais, que podem ser complementados com valores extras para membros da família que embarquem junto do bolsista. Depois de terminado o projeto, cada participante integra a rede de alumni da Humboldt e recebe incentivos para continuar seus projetos.
Para saber detalhes da iniciativa e se inscrever na German Chancellor Fellowship, basta acessar o site do programa.
Dica do Estudar Fora:
Autoconhecimento é fundamental para você embasar as suas decisões de vida e carreira. É através dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “Será que é o momento de estudar fora?”, “Qual curso faz mais sentido pra mim?”, “Qual país e universidade vai ser melhor para a minha trajetória?”. Foi pensando neste seu momento que a Fundação Estudar criou o Autoconhecimento Na Prática, um curso de três dias que vai ajudá-lo a desvendar o seu verdadeiro Eu e a guiar com mais segurança suas escolhas profissionais e de vida. Clique aqui para saber mais!