- Crédito da Foto: Divulgação - Publicado em: 24 de setembro de 2024
A ViaBahia deixará a administração das BRs 116 e 324. A informação foi comunicará pelo ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, neste fim de semana. Segundo o petista, uma revisão dos contratos do governo federal foi feita assim que assumiu a pasta.
No total, 16 contratos tiveram problemas detectados em todo o Brasil, como foi o caso da concessionária, que não teria cumprido acordos, a exemplo da recuperação do pavimento asfáltico.
“Não se chegou a um acordo. Nós solicitamos, então, que a ViaBahia saísse, deixasse o contrato. Está encaminhada essa saída. Ou seja, o governo vai retirar a ViaBahia da concessão (…) Se o TCU entender justo e acertado o encaminhamento para a retirada, a Via Bahia em dezembro”, anunciou Rui Costa.
A administração das rodovias constantemente é alvo de críticas e chegou a ser alvo até de uma CPI na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Caso o TCU aprove o pedido de distrato, o Governo Federal passa a assumir as obras das rodovias até que não na nova licitação seja realizada. O governo já prevê que o rompimento aconteça em dezembro. O contrato da ViaBahia tem validade até 2034.