Publicado em: 31 de julho de 2019
Camila Pitanga, Chico Buarque , Wagner Moura e Marcelo D2 foram alguns dos que participaram do ato em defesa da liberdade de expressão
Depois do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM) manifestar apoio a Glenn Greenwald, cofundador do The Intercept Brasil, artistas se reuniram na terça-feira (30) em um protesto em defesa do jornalista e da liberdade de expressão, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Camila Pitanga, Chico Buarque, Marcelo D2, Wagner Moura e Paulo Betti foram alguns dos que compareceram ao ato e discursaram, segundo informações da Folha de S. Paulo.
Em vídeo publicado pela atriz nos Stories do Instagram, Chico aparece prestando sua “homenagem” a Glenn, e lembra as “ameaças” de deportação sofridas pelo americano, feitas pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro Sergio Moro, envolvido no caso que ficou conhecido como Vaza-Jato.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) também esteve na manifestação e publicou diversos registros, do discurso do compositor e de outras personalidades. Em um dos vídeos, as pessoas pedem: “Ditadura nunca mais”.
Antes da manifestação na ABI, Bolsonaro voltou a insinuar que o vazamento do The Intercept é criminoso, mas não explicou qual seria a ilegalidade. “O primeiro crime é invasão. Foi por terceiros”, disse ele.