- Crédito da Foto: Imagem: Reprodução/Twitter/The Nobel Prize - Publicado em: 6 de outubro de 2023
Iraniana está detida no Teerã, onde cumpre a sentença de 12 anos
A iraniana Narges Mohammadi foi a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. A honraria foi concedida nesta sexta-feira (6) a ativista pela “luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”.
Narges Mohammadi está presa no Teerã, onde cumpre a sentença de 12 anos. Ela estava no topo da lista entre os mais cotados para receber o prêmio, em meio ao endurecimento do regime dos Aiatolás. A iraniana chegou a ser presa 13 vezes pelas forças do país natal e foi condenada cinco vezes. A pena total é de 31 anos de prisão e a 154 chicotadas.
“[o Prêmio Nobel deste ano] reconhece as centenas de milhares de pessoas que se manifestaram contra as políticas de discriminação e opressão do regime teocrático contra as mulheres”, diz o instituto em nota.
Após a notícia, a família de Narges Mohammadi afirmou que o prêmio marca “um momento histórico para a luta do Irã pela liberdade”.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a presidente do comitê norueguês, Berit Reiss-Andersen, defendem a soltura da ativista.
Bahia.ba