Publicado em: 5 de agosto de 2020
Mesmo com manifestações contrárias de membros da comunidade acadêmica à implantação das atividades remotas na Uefs, a Administração Central tem empenhado todos os esforços para colocá-las em prática; sobretudo, agora, com a concessão do Auxílio Inclusão Digital Emergencial aos estudantes matriculados no Período Letivo Extraordinário 2019.2. No entanto, antes de ser posta em prática, a proposta já suscita dúvidas entre docentes, que sinalizam para alguns problemas.
Uma das preocupações destes docentes refere-se ao alcance da proposta, pois serão atendidos apenas 1 mil do universo de 10.083 mil estudantes da graduação e da pós-graduação. Isso quer dizer que um percentual elevado de alunos da universidade estarão fora do benefício. Um outro problema refere-se àqueles discentes que optaram por cursar disciplinas do Período Letivo Extraordinário, mas, mesmo cumprindo as regras determinadas para a concessão do Auxílio Inclusão, não contarão com o acesso à internet concedido pela instituição por conta do número limitado de benefícios. Também há de se considerar como problema o fato de muitos discentes acessarem a internet através do celular porque não disporem de um computador, o que compromete o aprendizado. (adufs) |