Bahia, 23 de outubro de 2024 às 12:25 - Escolha o idioma:

Celebrações do 2 de Julho vão contar com programação cívica e cultural


- Crédito da Foto: Betto Jr./Secom PMS - Publicado em: 19 de junho de 2024


A festividade ocorre entre o dias 29 de junho e 14 de julho

 

 

Salvador se prepara para celebrar o 2 de Julho com uma grande programação cívica e cultural que promete envolver milhares de baianos e visitantes. Organizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o evento conta com o apoio de diversas instituições e foi detalhadamente apresentado em uma coletiva de imprensa realizada no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro Histórico na noite de terça-feira (18).

O prefeito Bruno Reis, o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, estiveram presentes no evento para destacar a importância do 2 de Julho, a Data Magna da Bahia, que este ano terá como tema “2 de Julho: Povo Independente” e será celebrado entre o dias 29 de junho e 14 de julho.

A festividade terá início com uma novidade especial: o espetáculo de dança “Ao Pé Do Caboclo”, do Balé Folclórico da Bahia, inspirado na obra da coreógrafa Lia Robatto, que será apresentado nos dias 29 e 30 de junho, às 19h, na Praça do Campo Grande.

Após o 2 de Julho, a programação cultural prossegue com diversas atrações até o dia 5 de julho. O prefeito Bruno Reis enfatizou que os festejos do 2 de Julho começam com os festejos juninos e se estendem até o dia 5, destacando a importância histórica e cultural da celebração para os baianos e para o Brasil. “Se onde nós vivemos em um estado democrático, se o Brasil avançou em várias conquistas desde a sua independência nos últimos 200 anos, o povo passou a ter condições de construir seu próprio destino, sua própria história, a Bahia foi decisiva para isso”, disse.

“Então essa é a principal data do nosso estado, a data magna do nosso estado. Sem sombra de dúvidas, quando você enaltece, valoriza, reconhece a história, você faz com que ela seja transmitida para as próximas gerações, o que a gente tem que fazer cada vez mais, de forma que a geração que está chegando aí tenha orgulho dessa data, sinta amor pelo seu estado”, acrescentou.

Confira a programação completa:

1º de Julho (segunda-feira) – Celebração do Te Deum, na Igreja da Catedral da Sé, Terreiro de Jesus; Apresentação do Cortejo Afro, no Largo do Pirajá e o segundo dia de apresentação do Espetáculo de Dança “Ao Pé do Caboclo”, no Campo Grande.

2 de Julho (terça-feira) – Queima de fogos no Largo da Lapinha; Cerimônia cívica com banda de música da Marinha do Brasil; Desfile Cívico; Homenagem aos Heróis da Independência; Cortejo da Avenida Sete de Setembro; Concurso de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete; Encontro de Filarmônicas; Show do Cantor Gerônimo e Banda Mont Serrat, em Homenagem ao 2 de Julho, no Palco Campo Grande.

4 de julho (quinta-feira) – Apresentação do Coral da Cidade; Show da artista Mariene de Castro, também no Campo Grande.

5 de julho (sexta-feira) – Volta da Cabocla com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. Às 20h, o Largo da Lapinha recebe o Samba de Caboclo.

Bahia.ba