Publicado em: 17 de janeiro de 2020
As Forças Armadas dos Estados Unidos afirmaram que 11 militares americanos ficaram feridos após o ataque do Irã a bases dos EUA no Iraque.
A declaração, dada na quinta-feira (16) peelo porta-voz do Comando Central Militar, contradiz a versão do presidente Donald Trump e do governo iraquiano de que a ofensiva não deixou feridos.
“Embora nenhuma pessoa a serviço dos EUA tenha morrido no ataque iraniano do dia 8 de janeiro à base de Ain al Assad, várias receberam tratamento para sintomas de concussões resultantes das explosões e ainda estão sendo avaliadas” disse num comunicado o capitão Bill Urban.
Urban afirma ainda que, por precaução, alguns indivíduos foram transferidos da base aérea para o Centro Médico Regional de Landstuhl, na Alemanha, para exames médicos, e que eles deverão retornar ao Iraque após os procedimentos.
Horas depois do ataque iraniano, Trump discursou por cerca de dez minutos e afirmou que nenhum americano ou soldado aliado tinha ficado ferido —as mesmas informações foram divulgadas pelas autoridades iraquianas.
(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)