Publicado em: 22 de março de 2021
Veja o que deve ficar aberto e o que deve fechar; recomendação ainda precisa ser publicada no Diário Oficial e não há confirmação de quando começa a valer. Governador, que defende medidas menos rígidas, diz que pode ir à Justiça.
Os comitês científicos das prefeituras do Rio e de Niterói recomendaram, em reunião nesta segunda-feira (22), que apenas serviços essenciais fiquem abertos. Os prefeitos Eduardo Paes (DEM) e Axel Grael (PDT) devem acatar a medida, conforme apurou a TV Globo.
No sábado (20), o G1 apurou com duas fontes do alto escalão da prefeitura carioca que a ideia era anunciar, já nesta segunda-feira (22), um lockdown na cidade que começaria a valer no fim da semana (entre quarta e sábado).
O retardo no início se daria para a população se preparar para as novas medidas e também para que os cidadãos entendessem a gravidade da situação.
Entretanto, a data para o início das medidas não foi definida. O anúncio deve ser feito em uma entrevista coletiva às 17h.
No domingo (21), o governador Cláudio Castro (PSC) anunciou um ‘superferiado‘ de 10 dias, começando em 26 de março até o Domingo de Páscoa (4). Ao Blog do Edimilson Ávila, ele diz que quer manter bares e restaurantes abertos e prometeu ir à Justiça contra os decretos municipais. Nenhum decreto foi publicado até agora.
O que deve fechar, segundo os comitês científicos
O que deve ficar aberto, segundo os comitês científicos
Prefeitos e governador discordaram
No sábado, (21), o governador Cláudio Castro (PSC) se reuniu com representantes dos setores produtivos. Ele sugeriu aos representantes antecipar o feriado de Tiradentes, transformando em um um superferiado de 10 dias, começando a partir do dia 26 de março.
A proposta foi bem recebida pelos empresários. No dia seguinte, Castro se reuniu com Paes e Axel. Os prefeitos, que queriam medidas mais duras, saíram contrariados do encontro de domingo.
Na sexta, Paes já havia dito que, independente das regras de Castro, adotaria um decreto mais rígido.
A prefeitura entende que a maior parte das medidas municipais se sobrepõem às normas do estado, como o funcionamento de bares e restaurantes.
Algumas regras planejadas pelo estado (ainda não publicadas)
BARES E RESTAURANTES
COMÉRCIO
Por G1