Bahia, 12 de janeiro de 2025 às 01:08 - Escolha o idioma:

Coordenação sobre mudanças climáticas é criada por Brasil e China


- Crédito da Foto: Ricardo Stuckert / PR - Publicado em: 14 de abril de 2023


A declaração dos dois governos inclui a criação de uma comissão sobre meio ambiente e alterações climatológicas

 

A visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a China, incluiu a criação de uma comissão sobre meio ambiente e mudanças climáticas, que foi declarada de forma conjunta pelos governos do país asiático e Brasil, nesta sexta-feira (14). A viagem de Lula terminou com a assinatura de 15 acordos de cooperação entre os dois países.

Conforme documento divulgado “Brasil e China decidiram fortalecer sua cooperação na área de proteção ambiental, combate à mudança do clima e à perda da biodiversidade, promoção do desenvolvimento sustentável e maneiras de agilizar a transição rumo a uma economia de baixo carbono”.

Uma subcomissão de meio ambiente no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), será criada para coordenar essas ações, que é o principal mecanismo de cooperação entre os dois países. Os dois governos comprometeram-se a continuar dialogando posições sobre temas das mudanças climáticas e ambientais de forma bilateral em instâncias específicas, como o grupo formado entre Brasil, África do Sul, Índia e China (Basic) e o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics).