Bahia, 18 de novembro de 2024 às 23:45 - Escolha o idioma:

Damares Alves visita Feira de Santana e relembra estupro: ‘Eu sou sobrevivente’


Publicado em: 13 de agosto de 2020


 

Titular da pasta federal da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves visitou Feira de Santana na quinta-feira (13) para participar da cerimônia de entrega de automóveis aos conselhos tutelares de 17 municípios do interior baiano. Na visita, a ministra falou dos anos em que morou na “Princesa do Sertão” e relembrou o estupro que sofreu na infância.

“A importância de eu estar aqui nesta cidade hoje, entregando esses carros e firmando essa parceria pela infância, também é pessoal para minha vida. Aos seis anos, eu fui barbaramente estuprada nesta cidade. Eu sei o que é violência contra criança e não sei porque ouvi falar ou li em livros. Eu sou sobrevivente”, disse Damares, que nasceu em Paranaguá-PR, mas morou por 10 anos em Feira.

“Só quem passou pelo que eu passei é que sabe a importância da entrega de um carro desses aos conselhos tutelares. Esses heróis anônimos, às vezes esquecidos pelas autoridades. Pergunte como é a vida deles, quantas Damares eles acolhem todos o dias, vítima de abuso sexual”, completou a ministra.

Apesar da cerimônia de entrega dos carros ter sido em Feira de Santana, a cidade não recebeu nenhum dos veículos do lote, destinado a conselhos tutelares em Acajutiba, Buritirama, Cotegipe, Dário Meira, Elísio Medrado, Formosa do Rio Preto, Ibirataia, Itiúba, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Nova Fátima, Novo Horizonte, Olindina, São Desidério, São Félix do Coribe, Wanderley e Piraí do Norte.

Presente na cerimônia, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, ressaltou que a iniciativa proporciona condições dignas para os conselheiros trabalharem e tem o objetivo de garantir a proteção, defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

“A população tem no conselho tutelar de seu município um aliado na defesa e na promoção desses direitos. Qualquer denúncia, qualquer suspeita de violência contra a crianças e adolescentes, acione imediatamente o conselheiro tutelar, que ele vai tomar as providências cabíveis”, afirmou o secretário.