Publicado em: 12 de novembro de 2020
Algo em torno de 25%, somariam os eleitores que ainda podem ser convencidos pelos candidatos a prefeito de Feira de Santana, visando o pleito do próximo domingo, para prefeito municipal. O número faz parte da pesquisa TRIBUNA FEIRENSE/Economic, divulgada nesta quinta-feira, 12, que revela um forte equilíbrio entre os dois candidatos considerados favoritos desde o início da campanha, o atual prefeito Colbert Filho-MDB e Zé Neto-PT
Este 1/4 do eleitorado representa aqueles cidadãos que, dias antes da disputa (a coleta de entrevistas aconteceu nos dias 6, 7 e 9 de novembro em 51 bairros e oito distritos), estariam dispostos a votar em branco ou nulo, enquanto outros não sabem ou não querem opinar sobre o assunto. É um quantitativo de eleitores capaz de modificar qualquer cenário e demonstra que vale à pena, nos últimos dias de campanha, batalhar por esses votos.
A estimativa sobre os que se encontram indecisos ou indispostos a votar em branco/anular o voto varia entre as modalidades espontânea e estimulada da pesquisa, bem como na perspectiva de segundo turno. Somados, não sabe/não opinou e branco/nulo alcançam 25,70% para o primeiro grupo e 24,80 para o segundo, respectivamente. Para a hipótese de 2º turno, tendo os candidatos Zé Neto e Colbert na parada, são 15,40% os eleitores que não quiseram responder ou estão determinados, neste momento, a não escolher ninguém.