Publicado em: 8 de setembro de 2020
Feira de Santana apresentou no período 30 dias uma redução de 51% no número de pacientes considerados “ativos” de coronavírus (aqueles que se encontram infectados pelo e em condição de transmitir para outras pessoas). Em 6 de agosto eram 1.669 pessoas nesta situação e, agora, exatamente um mês depois, são 853.
A quantidade de pacientes em isolamento domiciliar também reduziu proporcionalmente, neste município, considerando o mesmo período analisado. Do total de 1.611 pessoas que em 6 de agosto se encontravam cumprindo a denominada “quarentena” em casa, aguardando que o vírus desapareça do seu organismo, restavam 819 neste domingo, o que corresponde a 50%.
Um outro dado sinalizador do momento de transição positiva em Feira de Santana é revelado pelo quantitativo de pacientes em situação de internamento hospitalar. Há 30 dias atrás, havia 58 pessoas aguardando recuperação em um leito de hospital, número reduzido a 34 indivíduos, em 6 de setembro. A redução é de 41%.
As pessoas já recuperadas da doença, pela Vigilância Epidemiológica (cumpriram quarentena ou deixaram os hospitais após debelado o vírus no organismo) no total dos casos registrados no município, somam 8.250, chegando a aproximadamente 30%, em 6 de setembro, das 5.747 registradas até 6 de agosto.
Os números confirmam as tendências analisadas pelos infectologistas baianos. Um deles, Antônio Bandeira, médico do Governo do Estado, havia previsto queda da curva de casos e mortes na Bahia na segunda quinzena de agosto.