Publicado em: 8 de agosto de 2019
O superintendente da PRF na Bahia, Virgílio Tourinho, explicou como o convênio funcionará e, segundo ele, o objetivo é trazer um sistema de integração, de fiscalização, de orientação e de mobilidade de trânsito para a cidade.
O superintendente da PRF na Bahia, Virgílio Tourinho, explicou como o convênio funcionará e, segundo ele, o objetivo é trazer um sistema de integração, de fiscalização, de orientação e de mobilidade de trânsito para a cidade.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está propondo um convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Feira de Santana. O prefeito Colbert Martins se reuniu com uma equipe da superintendência da PRF na Bahia para conversar sobre o assunto. O superintendente da PRF na Bahia, Virgílio Tourinho, explicou como o convênio funcionará e, segundo ele, o objetivo é trazer um sistema de integração, de fiscalização, de orientação e de mobilidade de trânsito para a cidade, com vistas a ajudar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e Guarda Municipal a desempenharem as suas atividades. Para ele, a iniciativa irá colaborar também para o enfrentamento à criminalidade.
“Isso vai dar mobilidade maior aos atores de segurança pública e de fiscalização de trânsito, de modo que otimizam-se os recursos humanos e materiais em prol de bons resultados para a sociedade. Os equipamentos utilizados serão as câmeras que já tem na cidade e as nossas câmeras. Nós estamos trazendo o sistema para que faça toda essa integração dessas câmeras para que a gente consiga fazer um trabalho voltado para isso, voltado para essa questão. Esse sistema utilizando a inteligência artificial ele já faz isso e já dá para o agente de segurança ou o agente de fiscalização de trânsito, o problema que está sendo colocado, que está sendo posto para que ele faça a fiscalização e faça o trabalho com excelência”, explicou em entrevista ao Acorda Cidade.
Virgílio declarou que hoje aconteceu mais uma etapa do acordo de cooperação técnica e a partir de agora será desenvolvida a parte burocrática de formalização de documentos e assinaturas. Depois disso, o sistema integrado passará a funcionar e a PRF além do suporte com os equipamentos prestará capacitações para os agentes da Guarda Municipal e SMT.
“Para que a gente consiga alinhar os nossos padrões, os nossos trabalhos e aí a gente propicie para a sociedade uma condição melhor e um serviço de melhor qualidade. Vamos fazer algumas doações de veículos, de equipamentos para fiscalização e também realizar cursos que venham a melhorar o serviço dos agentes de trânsito e dos agentes da guarda municipal. Outros municípios também estarão vindo para incorporar essa rede e isso vai fortalecer bastante todos os serviços de todos os entes. Quem vai ganhar com isso tudo é a própria sociedade, mais segurança e um trânsito melhor, com maior mobilidade e sem risco de acidentes, com segurança maior”, concluiu.
O prefeito Colbert Martins reconheceu a importância do convênio com a PRF e ressaltou que a iniciativa resultará em uma grande rede de proteção e de informação.
“O mais importante é que nós, em conjunto com a PRF, vamos fazer um protocolo de intenções. Vamos atuar na área do contorno que hoje a PRF atua com muita dificuldade, vamos cooperar muito fortemente na questão tecnológica para poder facilitar tanto a busca de carros que não são legais como também de pessoas para darmos segurança a todos. Integrar as outras instituições para dar muito mais segurança”, disse.
Estiveram presentes no evento autoridades, secretários, vereadores e assessores.