Publicado em: 17 de junho de 2020
Possibilidade de novo decreto de confinamento é ‘extremamente baixa’, disseram autoridades. OMS fez alerta de que a pandemia ‘não acabou’
No momento mais dramático da pandemia em março, cerca de 80.000 novas infecções eram detectadas por dia na França
A epidemia da Covid-19 está “sob controle” na França e a possibilidade de o país decretar um novo confinamento da população é “extremamente baixa”, mesmo que haja uma segunda onda, disse nesta sexta-feira, 5, o presidente do comitê científico que aconselha o governo, Jean-François Delfraissy. A Organização Mundial da Saúde (OMS), contudo, alertou que o risco “não acaba até que vírus não esteja em qualquer lugar do mundo”.
Em entrevista à rádio France Inter, Delfraissy reconheceu que o vírus “continua circulando”, especialmente na região de Paris, mas o faz “em velocidade lenta”, o que reduziu drasticamente o número de infecções diárias.
No momento mais dramático da pandemia em março, cerca de 80.000 novas infecções eram detectadas por dia. Agora, em média, são 1.000 casos diariamente, segundo o professor, que destacou essa “redução significativa”. Junto com ela, Delfraissy afirmou que o país se equipou com “os meios para detectar novos casos”.