Por: Foto: Jerry Lampen/EFE Publicado em: 15 de dezembro de 2020
A Holanda vai decretar lockdown por cinco semanas, para tentar deter a expansão da segunda onda de Covid-19, no país. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Mark Rutte, na segunda-feira (14), em discurso televisionado, na sede do governo, em Haya.
De acordo com o Uol, o chefe de Estado holandês disse que o isolamento total é necessário para conter o surto da doença. “Não estamos enfrentando uma simples gripe, como muita gente pensa”, advertiu, em referência aos manifestantes posicionados em frente à sede do governo.
O chanceler disse ainda que a população deve permanecer em casa e que cada família só tem permissão de receber até dois convidados, por dia. As medidas restritivas são válidas até o dia 19 de janeiro.
Em cumprimento ao decreto, o comércio deve fechar as portas a partir de (15). Somente supermercados, lojas de alimentos e farmácias têm permissão para abrir, por serem considerados serviços essenciais.
Mark Rutte anunciou ainda que museus, zoológicos, cinemas e academias de ginástica também não funcionarão. E que as escola devem ser fechadas a partir de quarta-feira (16).