Publicado em: 22 de fevereiro de 2018
“Todos estão lembrados como era essa passarela. Agora, com uma área maior de circulação livre, as pessoas vão poder atravessar com conforto, escada rolante e rampa, conforme indica a legislação referente à acessibilidade”, afirmou Rui.
Sobre a segurança nas passarelas que fazem parte do sistema metroviário, o governador destacou a parceria entre o Estado e shoppings da cidade. “As imagens de câmeras instaladas nas estações do metrô e no entorno serão monitoradas por um sistema sofisticado, que possui, inclusive, a função de reconhecimento facial. Um projeto piloto será implantado até o final de maio, no aeroporto, metrô, nos acessos aos shoppings e na Fonte Nova”, revelou Rui Costa.
Com iluminação feita com lâmpadas em LED, toda a extensão da passarela inaugurada nesta quinta (22) é monitorada por 33 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia e Sala de Supervisão Operacional da Estação, além de rondas com Equipes de Segurança.
Estrutura
O novo equipamento é o maior do Sistema Metroviário da capital, com 8,8 metros de largura total, quatro vezes mais larga que a antiga, 800 metros de extensão e 1.200 toneladas, podendo suportar um fluxo de 45 mil pedestres por dia. Só o metrô gera a circulação de 25 mil pessoas diariamente.
Três rampas acessíveis, três escadas fixas e rolantes e um elevador com acesso direto ao Terminal Rodoviário, garantem a acessibilidade de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Com guarda-corpos e instalação de rota podotátil ao longo de todo o trajeto, as passarelas estão em acordo com as normas técnicas exigidas.
“Essa é a passarela onde toda a Bahia se encontra, todos os baianos que vêm do interior se encontram aqui e agora eles vão se encontrar com segurança, qualidade, condições de caminhar tranquilamente, além de um sistema de acessibilidade”, declarou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.
Última etapa
Um tramo da passarela ainda permanecerá com estrutura provisória. É o que liga o ponto de ônibus localizado na “via exclusiva de ônibus” aos demais. A execução desse trecho depende de acordo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador, referente ao Terminal de Integração do futuro BRT.
Repórter: Lina Magalí