- Crédito da Foto: Henrique RaynalCC - Publicado em: 29 de maio de 2024
O governador Jerônimo Rodrigues esteve reunido com o presidente Lula e demais líderes de estado, em Brasília, para discutir a recuperação dos índices de alfabetização no Brasil após os impactos da pandemia da Covid-19.
O chefe do Palácio de Ondina destacou a iniciativa do Governo Federal, reforçando a importância de um esforço conjunto para aprimorar a educação em todo o país.
“Nós, do Nordeste e da Bahia, temos uma preocupação muito séria com a alfabetização e entendemos que ela não pode ser vista apenas como responsabilidade do município. O Estado tem, assim como a União e a família, a responsabilidade de contribuir com a educação”, afirmou.
Ministro da Educação, Camilo Santana propôs um pacto com os administradores locais para criar uma premiação nacional que reconheça iniciativas que apresentaram avanços e boas práticas de educação. Ele mencionou, ainda, a parceria dos governadores na implementação do programa Pé de Meia, que recompensa financeiramente estudantes que não abandonam a escola, visando combater a evasão escolar.
Para os próximos anos, o governo estabeleceu as seguintes metas de alfabetização: 60% das crianças brasileiras em 2024, subindo para 64% em 2025, 67% em 2026, e ultrapassando os 80% a partir de 2030.