- Crédito da Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado - Publicado em: 13 de novembro de 2024
Senador baiano ainda criticou as reações do mercado sobre o tema
O senador Jaques Wagner (PT) se posicionou a favor do fim da jornada de trabalho 6×1, proposta pela deputada Erika Hilton (Psol-SP). O petista considerou a atual escala “é massacrante” e fez uma comparação com os ganhos adquiridos por meio da tecnologia.
“A jornada 6×1 realmente é massacrante e eu sou daqueles que acham que um dos problemas que nós temos hoje, com o advento das novas tecnologias, é que a cada aplicativo desenvolvido, surge um novo bilionário e milhares de pessoas sub-empregadas. Se tivéssemos uma apropriação mais social dos ganhos de tecnologia, talvez já tivéssemos uma jornada muito melhor hoje. Esse é o ponto”, disse nas redes sociais.
O congressista também criticou as reações contrárias que o texto vem sofrendo no Congresso, que ainda carece de assinaturas mínimas para iniciar a tramitação. “O fim da escala 6×1 é uma luta histórica! A reação do mercado e de outros setores da economia não é razoável. Afinal de contas, o trabalhador não pode nem mais sonhar no Brasil?”, questionou.
Ao todo, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) conta com 134 assinaturas. Para começar a ser discutida, a matéria precisa ter, no mínimo, 171 rubricas dos deputados.