- Crédito da Foto: OceanGate - Publicado em: 22 de junho de 2023
Cinco pessoas morreram durante expedição turística aos destroços do Titanic
De acordo com o jornal “The Wall Street Journal”, um navio da marinha dos Estados Unidos detectou o som da implosão do submarino da OceanGate dias atrás, através do sistema de acústica da embarcação poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte, no domingo (18).
“A Marinha dos EUA conduziu uma análise de dados acústicos e detectou uma anomalia consistente com uma implosão ou explosão nas proximidades de onde o submersível Titan estava operando quando as comunicações foram perdidas. Embora não sejam definitivas, essas informações foram imediatamente compartilhadas com o Comandante do Incidente para auxiliar na missão de busca e resgate em andamento”, disse um oficial da marinha dos EUA ao jornal.
As autoridades comunicaram nesta quinta que os cinco tripulantes do submersível morreram após o veículo implodir. O destino do submarino era ir até os destroços do Titanic, a quase 4 mil metros de profundidade em uma expedição turística.
As investigações para explicar os motivos do incidente continuam.
Na quinta, a Guarda Costeira dos EUA afirmou que a implosão deve ter gerado um som forte, mas que esse barulho não foi captado pelos navios e sonares que participavam da operação de resgate. Isso sugere que a implosão ocorreu antes do começo da operação.
Os ruídos que foram captados pelas equipes de buscas nos últimos dias aparentemente não tinham nenhuma relação com o submersível.